Um chapéu para viagem

Um chapéu para viagem Zélia Gattai


Compartilhe


Um chapéu para viagem


memórias




No aniversário de setenta anos de Jorge Amado, Zélia Gattai presenteou o marido com este livro sobre seus primeiros anos de casamento. Com bom humor e sensibilidade, ela narra as lutas políticas, as histórias divertidas da sogra e a descoberta da cultura baiana.

Em Um chapéu para viagem, lançado originalmente em 1982, Zélia Gattai - sempre interessada nos vestígios da memória - relata sua longa viagem sentimental como mulher e testemunha fiel do marido célebre, Jorge Amado.

Juntos, atravessam os anos do Estado Novo e os perigos da política. Foi em plena militância, em uma reunião do Comitê pela Anistia, que Jorge viu sua futura esposa pela primeira vez. Este e outros episódios do início da relação que duraria mais de cinquenta anos são narrados por Zélia com a prosa envolvente e despretensiosa de sempre.

Neste livro, que traz um caderno com fotos da época, o mundo da política e da literatura se embaralham, assim como a nitidez dos eventos históricos e a turvação da memória pessoal. As origens familiares e as recordações da juventude de Jorge e de Zélia se misturam às ações corriqueiras do presente e aos sobrevoos da imaginação. Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Carlos Lacerda, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi e outros personagens célebres se confundem com parentes distantes cheios de histórias curiosas.

Na literatura de Zélia, escrita em forma de mosaico - o que a deixa sempre aberta e arejada -, há espaço para todos. As histórias ziguezagueiam do Rio a Ilhéus, de Porto Alegre a Paris, de Montevidéu ao interior do Ceará.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (5)

ver mais
Um chapéu para viagem
Um chapéu para viagem
Um chapéu para viagem
Um chapéu para viagem

Similares

(9) ver mais
Senhora Dona do Baile
Anarquistas, graças a Deus
Jardim de Inverno
Chão de Meninos

Resenhas para Um chapéu para viagem (23)

ver mais
Zélia f*cking Gattai
on 29/3/22


Olha... Eu sinceramente não esperava que esse livro fosse me causar 1/3 do que me causou. E eu só peguei nele porque o consegui por incríveis R$9 num sebo; se não fosse isso provavelmente não leria esse treco tão cedo. E que ERRO seria. O que Zélia faz aqui é uma SACANAGEM. Não é só a história de como ela e Jorge se conheceram, quem andava com eles, como foi o casamento antes do exílio. A autora vai muito além: ela cria o verdadeiro retrato de uma geração de notáveis a partir do mari... leia mais

Estatísticas

Desejam35
Trocam7
Avaliações 4.1 / 396
5
ranking 45
45%
4
ranking 33
33%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

13%

87%

Kaique Andrade
cadastrou em:
18/01/2010 17:10:08
Alê | @alexandrejjr
editou em:
11/09/2021 17:48:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR