Um Crime da Solidão

Um Crime da Solidão Andrew Solomon


Compartilhe


Um Crime da Solidão


Reflexões Sobre o Suicídio




A cada quarenta segundos, alguém comete suicídio. Nos Estados Unidos, é a décima causa de morte mais comum entre pessoas com mais de dez anos de idade, muito mais comum que a morte por homicídio, aneurisma ou aids.

Quase meio milhão de norte-americanos são levados para o hospital todos os anos por tentativas de suicídio. Uma em cada cinco pessoas que sofrem de depressão severa fará essa tentativa; são cerca de sessenta tentativas não letais para cada tentativa letal.

A taxa de suicídios está subindo, sobretudo entre os homens de meia-idade. Essas estatísticas são sempre refeitas, mas seguem iguais, não importa a infindável repetição.

O suicídio pode ser uma solução permanente para um problema temporário, mas é uma solução que acena com um crescente poder de sedução.

Uma seleção inédita de textos do extraordinário autor dos livros O Demônio do Meio-Dia e Longe da Árvore, que discutem com sensibilidade e empatia os vários aspectos do suicídio e da depressão.

O Demônio do Meio-Dia foi um livro divisor de águas sobre a depressão. Seu autor, Andrew Solomon, tratou de forma singular e inédita sobre esse mal que afeta milhões de pessoas no mundo, mas que, muitas vezes, ainda não é tratado com a seriedade devida. O suicídio é o extremo a que a doença pode levar.

Nestes artigos que foram reunidos em livro pela primeira vez, numa edição exclusiva para o Brasil, Solomon reflete sobre casos recentes de suicídio de personalidades, como Anthony Bourdain, Robin Williams e Kate Spade, assim como de literatos, entre eles Sylvia Plath e David Foster Wallace, e ainda Virginia Woolf, que "tentou salvar-se pela arte" mas que sofria de um mal clínico intolerável e escolheu a água como um meio de morrer.

Com sua narrativa fluida e seu olhar sempre empático, ele relata e analisa uma série de casos de pessoas que acabaram partindo antes da hora."

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ensaios / Não-ficção / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Um Crime da Solidão

Similares

(4) ver mais
O Demônio do Meio-Dia
O Demônio do Meio-dia
O Demônio do Meio-Dia

Resenhas para Um Crime da Solidão (12)

ver mais
"O fato de alguém ser extremamente feliz não significa que não seja extremamente triste; a extrema felicidade é em geral uma janela para tristeza, se soubermos olhar por ela." Maravilhoso e angustiante. Pessoas com depressão tomem cuidado, pois existem vários gatilhos!... leia mais

Estatísticas

Desejam87
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 157
5
ranking 41
41%
4
ranking 43
43%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Adriana Scarpin
cadastrou em:
11/10/2018 20:19:01
Estêvão (@_soresenha_)
editou em:
15/04/2020 10:21:23