Um dia na vida de Ivan Deníssovitch

Um dia na vida de Ivan Deníssovitch Aleksandr Solzhenitsyn


Compartilhe


Um dia na vida de Ivan Deníssovitch





Um dia na vida de Ivan Denisovich é um livro do escritor russo Alexander Soljenítsin, que foi publicado em novembro de 1962.
O livro relata a história fictícia de um russo Ivan Denisovich que foi acusado injustamente de ter espionado a favor do alemães, após a sua captura na frente de batalha. Esta história é semelhante ao que o autor Alexander Soljenítsin, passou após a guerra.
O livro descreve as impressionante condições da prisão e do sistema prisional soviético. Na sua pena de dez anos, Ivan Denisovich tem que a cada dia trabalhar no Cazaquistão sob temperaturas baixíssimas, tendo dificuldade para se alimentar devido a péssima comida. É punido por dormir por mais de alguns minutos, tem que trabalhar fazendo o uso de finas luvas que se rasgam com facilidade. Tem que usar sapatos de número inferior ao de seu pé. Tem que dormir em camas improvisadas e coberta de cobertores sujos e rasgados. Os prisioneiros tem que torcer para que a temperatura externas seja inferior a -41°C, para que possam ser dispensados do árduo trabalho diário.
Um dia Solzhenitsyn após muito relutar procurou o editor-chefe da Noviy Mir, um poeta chamado Alexander Tvardóvski, com o seu manuscrito em mãos. Foi após a publicação deste livro que a sociedade soviética finalmente soube o que se passava com as pessoas que eram condenadas por crimes político. A publicação da obra foi autorizada por Nikita Kruschev, aparentemente para provar as suas acusações contra o dirigente soviético anterior.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (4)

ver mais
Um dia na vida de Ivan Deníssovitch
Um Dia na Vida de Ivan Denisovich
Um dia na vida de Ivan Deníssovitch
Um dia na Vida de Ivan Denisovich

Similares

(29) ver mais
Fortaleza Vermelha
A Cortina de Ferro
os filhos da rua arbat
A Casa Dos Mortos

Resenhas para Um dia na vida de Ivan Deníssovitch (7)

ver mais
| escrever. |
on 29/6/18


“Um Dia na Vida de Ivan Denissovitch”, de Alexandre Soljenitsin, encara os campos de concentração da Rússia e recria o cotidiano massacrado, inspirado em sua própria vida. A linguagem em forma de diário enriquece a obra, construindo um status universal. Mesmo que não transpire uma literatura cheia de símbolos e sinergia, o autor disseca, a partir da descrição de um dia “comum”, os pormenores que avassalam as almas contidas naquele espaço. Evoca-se uma dor pungente inerente ao existir n... leia mais

Vídeos Um dia na vida de Ivan Deníssovitch (1)

ver mais
Um dia na vida de Ivan Deni?ssovitch (Aleksandr Soljeni?tsin) | Tatiana Feltrin

Um dia na vida de Ivan Deni?ssovitch (Aleksan


Estatísticas

Desejam98
Trocam2
Avaliações 4.0 / 51
5
ranking 39
39%
4
ranking 35
35%
3
ranking 22
22%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

48%

52%

Janaina S
cadastrou em:
27/11/2012 18:24:10
santosrichard
editou em:
30/08/2021 23:25:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR