Um dia na vida de Ivan Deníssovitch

Um dia na vida de Ivan Deníssovitch Aleksandr Solzhenitsyn


Compartilhe


Um dia na vida de Ivan Deníssovitch





Expressamente citado pela Academia Sueca no momento da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a Aleksandr Soljenítsin, em 1970, Um dia na vida de Ivan Deníssovitch foi o primeiro romance publicado na União Soviética relatando a vida nos campos de trabalho dos prisioneiros políticos e a repressão estalinista.

Nessa altura, em 1962, embora causando grande polémica interna, a obra foi saudada em todo o mundo como símbolo da nova literatura russa e da abertura krutcheviana. Mas em 1974 Soljenítsin viria, depois de expulso da União dos Escritores, a ser detido e deportado.

Um dia na vida de Ivan Deníssovitch relata um dia de um prisioneiro num gulag do Cazaquistão. Narrativa brilhante e densa, herdeira das grandes tradições da literatura russa.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (4)

ver mais
Um dia na vida de Ivan Deníssovitch
Um Dia na Vida de Ivan Denisovich
Um Dia na Vida de Ivan Denisovich
Um dia na Vida de Ivan Denisovich

Similares

(24) ver mais
Fortaleza Vermelha
A Cortina de Ferro
os filhos da rua arbat
A Casa Dos Mortos

Resenhas para Um dia na vida de Ivan Deníssovitch (2)

ver mais
| escrever. |
on 29/6/18


“Um Dia na Vida de Ivan Denissovitch”, de Alexandre Soljenitsin, encara os campos de concentração da Rússia e recria o cotidiano massacrado, inspirado em sua própria vida. A linguagem em forma de diário enriquece a obra, construindo um status universal. Mesmo que não transpire uma literatura cheia de símbolos e sinergia, o autor disseca, a partir da descrição de um dia “comum”, os pormenores que avassalam as almas contidas naquele espaço. Evoca-se uma dor pungente inerente ao existir n... leia mais

Estatísticas

Desejam73
Trocam1
Avaliações 4.0 / 24
5
ranking 46
46%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

53%

47%

Valdirene
cadastrou em:
27/11/2012 18:23:29
Jenifer
editou em:
08/09/2019 15:34:50