Um Diário do Ano da Peste

Um Diário do Ano da Peste Daniel Defoe


Compartilhe


Um Diário do Ano da Peste





Observações e recordações dos acontecimentos mais extraordinários, sejam públicos ou privados, ocorridos em Londres durante a última grande epidemia, 1665. Escrito por um cidadão que permaneceu o tempo todo em Londres.

Há quase 300 anos, Um Diário do Ano da Peste é modelo de novela-reportagem, onde a técnica de coleta e registro de informações é rigorosamente jornalística, mas a narrativa é ficcional. Aqui o escritor, para melhor reconstruir a história, recorre à liberdade de imaginação do ficcionista, acrescentando nuances e detalhes que ilustram, reafirmam ou contestam os dados oficiais disponíveis. Narrativa de fôlego, cobertura exemplar, testemunha fiel diante de uma tragédia sem precedentes, esta obra fez de Defoe um precursor. E nos oferece, até hoje, uma leitura como poucas, a extrair o prazer da assombração.

O autor
Daniel Defoe (1660-1731) nasceu e morreu em Londres. Um dos maiores jornalistas de todos os tempos, foi precursor do jornalismo moderno. Autor de dois romances consagrados, Robinson Crusoe e Moll Flanders, agitado redator de panfletos políticos, personalidade extraordinária a atuar sobre a realidade de sua terra, enfrentou problemas sérios com sua sátira a Igreja Anglicana, chegando a ser condenado ao pelourinho. Também viajante, comerciante e armador, após dedicar-se às letras refletiu sua inesgotável curiosidade em diversas áreas, tendo publicado, como exemplo, A história política do diabo, ensaios sobre economia e ocultismo.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (8)

ver mais
Diário do Ano da Peste
Um Diário do Ano da Peste
Diário do Ano da Peste
Diário do Ano da Peste

Similares

(16) ver mais
A História e Suas Epidemias
A História da Humanidade Contada pelos Vírus
O Mapa Fantasma
Cidade Febril

Resenhas para Um Diário do Ano da Peste (64)

ver mais
Lista de Livros: Um Diário do Ano da Peste, de Daniel Defoe
on 28/3/22


Parte I: “Anoto com tanta riqueza de detalhes este caso particular porque talvez seja valioso para os que vierem depois de mim, caso sejam forçados a passar pela mesma aflição e pelo mesmo impasse, e portanto desejo que este relato seja recebido como uma história de minhas próprias ações, visto que talvez de nada valha para eles saber o que se passou comigo.” * “As apreensões das pessoas foram da mesma forma estranhamente intensificadas pelo engano característico daquele tempo: me... leia mais

Vídeos Um Diário do Ano da Peste (3)

ver mais
RESENHA: Diário do ano da Peste | Daniel Defoe - Explorando as conexões entre passado e presente! ??

RESENHA: Diário do ano da Peste | Daniel Defo

Um Diário do Ano da Peste, Daniel Defoe

Um Diário do Ano da Peste, Daniel Defoe

Um Diário do Ano da Peste, de Daniel Defoe

Um Diário do Ano da Peste, de Daniel Defoe


Estatísticas

Desejam113
Trocam2
Avaliações 3.8 / 305
5
ranking 31
31%
4
ranking 38
38%
3
ranking 26
26%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

40%

60%

Graziela Oliveira
cadastrou em:
07/07/2016 17:14:26
PH
editou em:
27/06/2017 21:58:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR