Um fazer persuasivo

Um fazer persuasivo Maria José R. Faria Coracini


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Um fazer persuasivo


o discurso subjetivo da ciência




O discurso científico é subjetivo? Essa é a questão central que Maria José Coracini debate nos capítulos deste livro, produto de suas pesquisas, originalmente expostas como tese de doutorado defendida com distinção e louvor na PUC-SP, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas.
A reflexão da autora, entretanto, vai além do puramente linguístico, trazendo nova contribuição para o debate que se realiza atualmente, em diferentes áreas da ciência, sobre o paradigma científico vigente, na medida em que questiona o instrumento essencial, a própria linguagem dessa ciência que se tem instituído como a única forma de saber válido.
Se o mito da objetividade científica já foi suficientemente discutido e desvelado, o mesmo não se pode dizer em relação à propalada 'objetividade' do discurso científico. Perpetua-se ainda o mito de que ele seria neutro, imparcial, sem sujeito, em contraposição ao literário, que seria a expressão maior da subjetividade.
Contra essa dicotomia, Coracini levanta a máscara dessa 'objetividade', revelando-a como uma simples estratégia de persuasão própria desse tipo de discurso. As manifestações de subjetividade nele presentes são cuidadosamente detectadas, através da análise de um vasto corpus de produções científicas em português e francês, com um embasamento teórico consistente, proveniente da 'filosofia da ciência', da 'filosofia da linguagem' e da 'análise do discurso'.
A partir daí, a autora questiona a atitude passiva que os leitores normalmente assumem diante do texto científico e sugere uma nova perspectiva para as aulas de leitura, com a qual os estudantes possam ser levados a uma postura ativa, reflexiva e crítica.
Com a abordagem de um tema de interesse geral, com a clareza da exposição, com a exemplificação adequada e a explicação necessária aos termos técnicos, Coracini nos fornece um raro exemplo de produção científica; sem trair as convenções sociais que regem esse tipo de discurso, a autora consegue romper as barreiras de sua 'comunidade científica' original, ampliando o universo potencial de seus leitores, coma a construção de um trabalho cuja leitura será instigante, atraente e acessível a todos aqueles que se interessem pelas questões da linguagem e da ciência. (Anna Rachel M. Paes de Barros)

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