Um filho

Um filho Alejandro Palomas


Compartilhe


Um filho





Os prêmios já se tornaram rotina na vida do escritor Alejandro Palomas, mas Um filho obteve uma quantidade de lauréis maior do que a habitual, recebendo, entre outros, os prêmios Joaquim Ruyra de Narrativa Juvenil, L’illa dels Llibres, e o consagrado prêmio Nacional de Literatura de Espanha.
Guillermo, chamado por todos de Guille, não consegue se comunicar bem com o pai, Manuel Antúnez, em decorrência das limitações normais de uma criança de oito anos. Por outro lado, seu pai se sente incapaz de colocar em palavras os reais motivos da ausência da mãe adorada, Amanda, por medo de ferir o filho. Assim, Guille só consegue dialogar bem com Nazia, vizinha paquistanesa que também é sua colega de escola, cujos pais têm problemas de comunicação por outras razões, de ordem cultural. Em meio a tantos silêncios, meias palavras e mal-entendidos, Guille só vislumbra uma saída: transformar-se em Mary Poppins.
Isso, evidentemente, gera outros tantos problemas de comunicação, mas o tempo demonstrará que ele está certo e é o único capaz de encontrar a saída, sem nem mesmo precisar apelar para a palavra mágica: Supercali-fragilisticexpialidoce.
O tema de Um filho é um dos preferidos de Alejandro Palomas: a questão da incomunicabilidade, que, paradoxalmente, tem aumentado e se tornado crítica em um mundo dominado pelos meios de comunicação e pelas redes sociais, no qual muito se fala, porém pouco se diz.

Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Um filho

Similares

(4) ver mais
Uma mãe
Un amor
Un Hijo
Mãe ausente, filho carente

Resenhas para Um filho (3)

ver mais
Interessantíssimo. Dá vontade de começar a ler e ir até o final sem parar.
on 13/4/22


Esse livro trata de duas questões muito tristes relacionadas a psicologia infantil. A primeira, que é a principal, mostra a relação entre pai e filho na ausência da mãe. A segunda, que está em segundo plano, mostra uma menina paquistanesa e sua família e o controle que a religião tem sobre eles. É muito interessante que o livro é escrito do ponto de vista de dois personagens diferentes, do menino Guille e de sua psicóloga Maria, alternando a cada parágrafo. Como vemos do ponto de vis... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 17
5
ranking 47
47%
4
ranking 41
41%
3
ranking 6
6%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Kel Araujo
cadastrou em:
07/01/2022 14:19:41
Pri Paiva
editou em:
10/01/2022 13:57:46
Pri Paiva
aprovou em:
10/01/2022 13:58:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR