Um quarto só seu

Um quarto só seu Virginia Woolf


Compartilhe


Um quarto só seu


e três ensaios sobre as grandes escritoras inglesas: Jane Austen, Charlotte & Emily Brontë e George ...




A partir de uma série de palestras apresentadas em 1928 a jovens universitárias sobre o tema As mulheres e a ficção, Virginia Woolf (1882-1941) desenvolve as reflexões que dariam origem a Um quarto só seu, livro publicado no ano seguinte. No ensaio, considerado um dos textos mais influentes do século XX, a escritora faz uma fina análise das condições sociais das mulheres na história e de todas as limitações impostas a elas, fatos que explicam a pouca representatividade feminina no universo intelectual ao longo dos séculos.

Diante da constatação, Virginia Woolf pensa as estratégias para as mulheres driblarem o ambiente literário dominado pelo patriarcado. Uma de suas conclusões se tornou célebre: uma mulher precisa ter dinheiro e um quarto só seu se quiser escrever ficção.

Quatro grandes romancistas inglesas citadas por seus êxitos nesse texto – Jane Austen, as irmãs Charlotte e Emily Brontë, além de George Eliot (pseudônimo de Mary Ann Evans) – foram tema de outros ensaios específicos, originalmente publicados em O leitor comum, e também reunidos nessa edição.

Depois de quase um século, a obra de Virginia Woolf continua alimentando os debates feministas e de gênero com inabalável vigor.

Ensaios / Literatura Estrangeira

Edições (9)

ver mais
Um quarto só seu
Um Teto Todo Seu
Um Quarto só Seu
Um teto todo seu

Similares

(41) ver mais
O Segundo Sexo
Profissões para mulheres e outros artigos feministas
O Segundo Sexo
O Segundo Sexo

Resenhas para Um quarto só seu (381)

ver mais
on 7/2/09


Méritos: temos um vislumbre da mulher Virginia Woolf por trás da escritora (embora saibamos que há limites para o que ela vai nos mostrar de si mesma); senso de humor afiado; uma teoria literária consistente sobre feminismo e literatura, ainda que possamos discordar dela; relances despretensiosos mas estimulantes sobre a arte de Charlotte Brontë, Emily Brontë, Jane Austen, George Eliot; e o desejo, ao término da leitura, de trabalharmos pelo surgimento da "Shakespeare feminina": todas ... leia mais

Vídeos Um quarto só seu (7)

ver mais
?O que é necessário para ser uma escritorA??, Virgínia Woolf responde #30antesdos30

?O que é necessário para ser uma escritorA??,

V de VIRGINIA WOOLF | ABC de AUTORAS ?

V de VIRGINIA WOOLF | ABC de AUTORAS ?

Why should you read Virginia Woolf? - Iseult Gillespie

Why should you read Virginia Woolf? - Iseult

TAG DOS 50%: OS MELHORES E PIORES DE 2020 (até agora!) | Ana Carolina Wagner

TAG DOS 50%: OS MELHORES E PIORES DE 2020 (at


Estatísticas

Desejam1.319
Trocam5
Avaliações 4.5 / 3.513
5
ranking 64
64%
4
ranking 29
29%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Jenifer
cadastrou em:
24/03/2021 22:05:31
Jenifer
editou em:
24/03/2021 22:05:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR