Uma Gota de Sangue

Uma Gota de Sangue Demétrio Magnoli


Compartilhe


Uma Gota de Sangue


História do Pensamento Racial




Há 100 mil anos, poucas dezenas de seres humanos saíram da África. Seus descendentes, adaptando-se aos diferentes climas, desenvolveram inúmeras tonalidades de cor da pele.

Um dia, alguns voltaram. Primeiro, como comerciantes, adquiriram cativos escravizados pelos próprios conterrâneos. Depois, como conquistadores, impuseram o poder de suas nações sobre a África, alegando que os primos que ficaram faziam parte de uma raça distinta.

A curiosa ideia pegou. Sobreviveu à proclamação dos direitos humanos e à razão científica, difundindo-se no mundo da política. Pessoas de prestígio de todas as cores (até negros!) fingiram acreditar nela - e começaram a passar-se por líderes raciais. Hoje, a pretexto de fazer o bem, traçam-se fronteiras sociais intransponíveis, delineadas com as tintas de uma memória fabricada.

Este livro conta a história de um engano de 200 anos: o tempo da invenção, desinvenção e reinvenção do mito da raça. O nosso tempo.

História / Não-ficção / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Uma Gota de Sangue

Similares

(6) ver mais
A Invenção das Raças:
História da cidadania
O Mundo em Desordem (1914-1945)
O Leviatã Desafiado

Resenhas para Uma Gota de Sangue (11)

ver mais
Uma onda de esclarecimentos
on 6/10/09


A obra de Demétrio Magnoli já mostra seu alcance com o título: Uma gota de sangue, referindo-se diretamente às leis raciais norte americanas. Parte de uma análise das teorias da raça em vários países, começando com Inglaterra e Estados Unidos (análise bem profunda), parte para o Haiti, Libéria, Serra Leoa, Ruanda, África do Sul, salta para a Índia, Malásia e, por fim, Brasil. Magnoli aborda a história desses países trazendo artigos, notícias e discursos de seus líderes além de ressalta... leia mais

Estatísticas

Desejam74
Trocam7
Avaliações 4.1 / 86
5
ranking 40
40%
4
ranking 36
36%
3
ranking 19
19%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Vivi
cadastrou em:
26/08/2009 10:28:11
karpenoktem
editou em:
20/08/2017 08:49:13