Uma História de Sarajevo

Uma História de Sarajevo Joe Sacco


Compartilhe


Uma História de Sarajevo





Joe Sacco mais uma vez retorna até Sarajevo. E, ao contrário do que a imprensa diz, a situação não melhorou muito desde a queda de Milosevic. E dessa vez Sacco precisa de um guia; trata-se de Neven que Sacco havia conhecido em 1995 em um hotel. Naquele tempo, o cerco sérvio havia diminuído em Sarajevo, mas o medo de ataques era constante. Neven ajuda Sacco a conversar com as pessoas da cidade mas por outro lado, Sacco é importante para Neven, que não consegue mais empregos como guia, já que a imprensa se desinteressou pela região.

Ao contrário de suas outras obras, onde o foco estava em várias pessoas, em "Uma História de Sarajevo", o fio condutor é Neven, um sujeito a beira da loucura e um tanto explorador, personificando muito daquela cidade destruída física e moralmente pela guerra.

Todas as nuances do conflito, fornecida pela multifacetada origem étnica e religiosa da cidade, encontram um catalisador em Neven, que se juntara ao exército iugoslavo como franco-atirador, adquirindo preconceitos e opiniões que colocam o leitor a par da complexidade que envolve aquela pequena região do planeta.

Edições (1)

ver mais
Uma História de Sarajevo

Similares

(7) ver mais
Palestina
Derrotista
Palestina: Na Faixa de Gaza
Palestina: Uma Nação Ocupada

Resenhas para Uma História de Sarajevo (10)

ver mais
Deixa eu te pagar um café...
on 25/6/09


O roteiro não linear, as cenas nos cafés e bares e a narrativa já conhecida de Joe Sacco fazem dessa HQ de conteúdo político e terrivelmente humano uma espécie de diário de viagem muito interessante.... leia mais

Vídeos Uma História de Sarajevo (1)

ver mais
Uma História de Sarajevo - Joe Sacco - The Fixer: A Story from Sarajevo

Uma História de Sarajevo - Joe Sacco - The Fi


Estatísticas

Desejam77
Trocam9
Avaliações 3.9 / 477
5
ranking 27
27%
4
ranking 41
41%
3
ranking 29
29%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

55%

45%