Uma História Desagradável

Uma História Desagradável Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


Uma História Desagradável (Coleção Leste)





'Uma História Desagradável' narra como o alto funcionário Ivan Ilitch Pralínski, após algumas taças de champanhe, decide coroar seu recém desperto amor pela humanidade com um gesto magnânimo e paternal: entrar de penetra na festa de casamento de Pseldonímov, um de seus mais baixos subordinados, e conquistar a todos ali “de forma irresistível”, fazendo “renascer neles toda a nobreza”.

Publicada em 1862 na revista 'O Tempo', esta obra-prima da narrativa curta, contemporânea a 'Humilhados e Ofendidos' (1861) e 'Recordações da Casa dos Mortos' (1862), faz parte da produção de um Dostoiévski recém saído da prisão e que marca sua presença no principal debate da época — o conjunto de reformas que trouxe a libertação dos servos, e o clima de ingênuo otimismo que então se espalhava por parte da sociedade.

A tradução de Priscila Marques, a primeira realizada diretamente do russo no Brasil, reconstrói em nossa língua as nuances de tom, o vocabulário às soltas e a trama de referências do texto original. Quanto a isso, é especialmente elucidativo o ensaio de Aleksei Riémizov, incluído nesta edição, que revela ainda os fatores que tornam esta novela o primeiro elo da corrente que conduz aos grandes romances 'Crime e Castigo', 'O Idiota' e 'Os Irmãos Karamázov'.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Uma História Desagradável

Similares

(5) ver mais
Gente Pobre
Um Pequeno Herói
Contos Completos
Diário de um Homem Supérfluo

Resenhas para Uma História Desagradável (5)

ver mais
O verdadeiro protótipo do homem do subsolo?
on 14/11/16


Já li alguns títulos de Dostoiévski e, logo que comecei a entender o enredo do presente livro, fui tomado por uma sensação de que algo grande estava por vir: dito e feito. O livro tem um enredo absolutamente extraordinário e enxerguei no personagem principal uma espécie de protótipo do homem do subsolo. Ivan vive em uma espécie de dilema por não agir performativamente de acordo com as suas próprias ideias. Nesse sentido, as constantes falhas, os desastres, a forma como tudo parece fugi... leia mais

Estatísticas

Desejam120
Trocam2
Avaliações 4.4 / 114
5
ranking 55
55%
4
ranking 34
34%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Cioran E.
editou em:
03/01/2017 00:58:41