Uma Metamorfose Iraniana

Uma Metamorfose Iraniana

Compartilhe


Uma Metamorfose Iraniana


Une Métamorphose Iranienne




O pesadelo de Mana Neyestani começa em 2006, quando ele desenha uma conversa entre uma criança e uma barata no suplemento infantil de um jornal iraniano. O inseto utiliza uma palavra azeri, e os azeris, povo de origem turca do norte do Irã há muito oprimido pelo regime central, se sentem provocados. Para alguns deles, o desenho de Mana é o estopim que faz inflamar os ânimos e um excelente pretexto para desencadearem um levante. O regime de Teerã precisa de um bode expiatório, e Mana e o editor do jornal são detidos e mandados para a prisão 209, uma seção não oficial da prisão de Evin, sob a administração da VEVAK, o Ministério da Inteligência e da Segurança Nacional. Ao termo de três meses de detenção, Mana obtém alguns dias de liberdade provisória. É então que decide fugir com sua mulher.
Comovente e perturbador, Uma metamorfose iraniana é um mergulho em apneia no sistema totalitário kafkiano instaurado pelo regime iraniano.

HQ, comics, mangá

Edições (1)

ver mais
Uma Metamorfose Iraniana

Similares


Resenhas para Uma Metamorfose Iraniana (10)

ver mais
on 7/9/15


Essa hq é muito boa, ela narra o que vai acontecendo com um cartunista iraniano após ele ser acusado de difamar uma minoria que vive no Irã. Basicamente ele se fode pra caramba, o que em si já é um tema bem legal de se explorar, mas a narrativa que ele usa, e os momentos de devaneio dele são muito bons, além da arte encaixar legal com a história. Reforçando, vale muito a pena ler esse quadrinho, e se você gosta de histórias meio auto biográficas, além desse, leia Retalhos, Persépolis ... leia mais

Vídeos Uma Metamorfose Iraniana (1)

ver mais
Últimas Leituras | Pilha de Leitura

Últimas Leituras | Pilha de Leitura


Estatísticas

Desejam56
Trocam3
Avaliações 4.2 / 192
5
ranking 41
41%
4
ranking 44
44%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Dover
cadastrou em:
08/06/2015 17:41:54
Marcell Solano
editou em:
31/10/2015 17:05:25