Uma orquestra de minorias

Uma orquestra de minorias Chigozie Obioma


Compartilhe


Uma orquestra de minorias





Chinonso é um jovem sem muitas ambições que vive no interior da Nigéria. Melancólico e solitário, sua maior felicidade é cuidar da granja que herdou do pai. Um admirador das aves, ele vê nas galinhas que cria um espelho de sua própria existência: como Chinonso, elas não podem abandonar o lugar onde nasceram e voar para longe - e nem nutrem o menor desejo de fazê-lo. Criador e criaturas passam os seus dias de forma sempre igual, em uma luta silenciosa pela subsistência.

Chinonso, porém, mal sabe que está prestes a se despedir desse cotidiano monótono numa certa noite quando volta de uma feira na cidade vizinha, satisfeito por ter conseguido fazer um excelente negócio e comprar aves muito valiosas. Ao passar por uma ponte em sua velha camionete, ele vê uma mulher prestes a se jogar. Horrorizado, Chinonso vai ao encontro e, para demovê-la daquela intenção trágica, arremessa duas de suas melhores galinhas na água lá embaixo para demonstrar a gravidade da queda. A mulher, Ndali, fica comovida por seu sacrifício.

Unidos por essa estranha noite, Chinonso e Ndali se apaixonam. Pela primeira vez em sua breve existência, Chinonso vê sentido em estar vivo e pensa que pode haver um futuro à sua frente. Ndali, entretanto, vem de uma família rica que se opõe declaradamente à união devido ao fato de o rapaz ser pobre e sem instrução. Chinonso então decide, por amor a Ndali, vender tudo que possui para frequentar uma pequena universidade no Chipre e assim conquistar o respeito da família de sua namorada e se casar com Ndali.

Contudo, assim que coloca os pés no exterior, Chinonso descobre que nem tudo é o que parece. Furioso com um mundo que continua o relegando à margem, ele se distancia cada vez mais de seu sonho, de Ndali e do lugar que chamava de lar.

Narrado por um espírito ancestral que habita o corpo do protagonista como uma espécie de anjo da guarda, Uma orquestra de minorias é uma odisseia contemporânea escrita no estilo mítico da tradição literária igbo, típica da Nigéria natal de Chigozie Obioma. Uma saga emocionante sobre preconceito, desejo, decepção e os caprichos do destino.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Uma orquestra de minorias

Similares

(1) ver mais
An Orchestra of Minorities

Resenhas para Uma orquestra de minorias (23)

ver mais
Muito interessante
on 27/2/20


O livro é narrado por um chi, como se fosse um espírito guardião da cultura igbo. Isso deixa a história bem intrigante. Eu particularmente achei a história em si meio mirabolante, mas ao longo do livro aprendemos muito sobre colonização e a sabedoria da cosmologia igbo com reflexões profundas sobre existir no mundo.... leia mais

Estatísticas

Desejam84
Trocam2
Avaliações 3.9 / 104
5
ranking 32
32%
4
ranking 43
43%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Jenifer
cadastrou em:
18/03/2019 19:16:25
Dali
editou em:
30/01/2022 20:29:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR