Uma verdade indigesta

Uma verdade indigesta Marion Nestle


Compartilhe


Uma verdade indigesta


como a indústria alimentícia manipula a ciência do que comemos




Amo a ciência da nutrição. Em meu primeiro trabalho como professora, dei aulas sobre isso. Fiquei apaixonada. Até hoje, adoro o desafio intelectual de descobrir o que comemos, por que comemos, o que comemos e como as dietas afetam a nossa saúde.

Não é fácil estudar essas questões em todos os contextos que influenciam o bem-estar — genética, formação cultural, estilo de vida, renda e educação. Também tenho um fascínio infinito pela maneira como as escolhas alimentares se relacionam com muitos dos problemas mais desafiadores da sociedade — saúde é apenas o mais óbvio. O que comemos está relacionado com pobreza, desigualdade, raça, classe, imigração, conflito social e político, degradação ambiental, mudanças climáticas e muito mais.

O alimento é uma lente através da qual podemos examinar todas essas preocupações. Amo a complexidade das questões alimentícias e a paixão com a qual as pessoas tratam delas.Não amo, porém, o modo como a indústria alimentícia acrescentou uma complicação desnecessária: o envolvimento dos profissionais de nutrição em metas de marketing às vezes contrárias aos interesses da saúde pública.

Uma verdade indigesta se dedica a compreender como empresas de alimentos, bebidas e suplementos financiam pesquisadores e profissionais de nutrição, e como isso se associa com o objetivo final do lucro. O livro surge em um momento em que os escândalos criados por esse tipo de financiamento são notícia de primeira página. Mergulho de cabeça em um exemplo inesperado — e altamente surreal — de por que os tópicos deste volume devem ser importantes para todos nós.

Bem estar e lazer

Edições (1)

ver mais
Uma verdade indigesta

Similares


Resenhas para Uma verdade indigesta (0)

ver mais
Devemos comer o que nos apetece , não o que tentam nos impor
on 24/5/19


Após a leitura deste livro mara, aprendemos o quão estamos nas mãos dos marqueteiros dos alimentos ultraprocessados, das fórmulas e cápsulas miraculosas do momento. Mts das msgs que vêm nas embalagens, especialmente se taxadas como suplementos q dispensam o selo ANVISA, são pura propaganda, uma vez q a eficácia do q publicam é duvidosa e, se existe alguma comprovação "científica", tais pesquisas são promovidas e financiadas pelas empresas envolvidas na comercialização de tais produtos... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 4.5 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

15%

85%

priscila
cadastrou em:
22/04/2019 14:39:53