UNE Instrumento de Subversão

UNE Instrumento de Subversão Sonia Seganfreddo

Compartilhe


UNE Instrumento de Subversão





Nas tumultuadas movimentações políticas que antecederam a deposição de João Goulart, dentro do espectro da atuação estudantil, destaca-se uma coletânea de artigos escrita em 1962, pela estudante de filosofia da Universidade do Brasil (hoje UFRJ), Sonia Seganfreddo.

Sonia conta que ingressou no curso pré-vestibular da Faculdade Nacional de Filosofia em 1958, tendo, desde então, contato com o que chama de “catequização comunista”, empreendida por professores e agentes políticos socialistas infiltrados da UNE. Sonia foi convidada pelo jornalista Paulo Vial Corrêa, para escrever uma série de artigos sobre “a propaganda e a atividade comunista no meio estudantil”. Nascia assim, a série de 15 reportagens publicadas sob o título de “UNE – Menina dos olhos do Partido Comunista”, que no ano seguinte viria a dar origem ao livro “UNE – Instrumento de Subversão”.

O livro de Sonia pode ser dividido em três partes. Na primeira, a autora faz uma introdução, apresentando a União Nacional dos Estudantes como uma organização política, que a age a serviço do comunismo internacional e cujas atividades nada tem a ver com a real e legitima representação estudantil. Na segunda parte, a autora faz um competente trabalho resgate da história da União Nacional dos Estudantes. Com base em Relatórios de Gestão, boletins oficiais da UNE e de matérias publicadas na imprensa, Sonia exalta a origem da UNE e o caráter “apolítico” que marcou os seus primeiros anos e a proibição às referências político-partidárias.

Na terceira e última parte, Sonia aprofundada a tese-título do livro, correlacionando os dirigentes da UNE à Cuba e ao Governo brasileiro, principalmente através do ISEB – Instituto Superior de Estudos Brasileiros, que servia como centro difusor do desenvolvimentismo nacionalista de Jucelino Kubitchek e abrigava um quadro de pessoas socialistas em seu interior. Mesmo após tantas décadas, este livro mantém sua atualidade por denunciar uma realidade que se estruturou ainda mais profundamente no seio dos diversos movimentos estudantis brasileiros.

Filosofia / História do Brasil / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
UNE Instrumento de Subversão

Similares

(13) ver mais
A Corrupção da Inteligência
O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota
A Transformação Social
A Hidra Vermelha

Resenhas para UNE Instrumento de Subversão (2)

ver mais
5
on 20/6/14


UNE Instrumento de Subversão Lançado em 1963, vi nas palavras de Black Sonia segranfreddo uma carta aberta anti-comunista e antes disso um desabafo as autoridades brasileiras por sua total passividade frente a semente podre comunista sendo plantada no seio das universidades públicas brasileiras. um geração de jovens após a publicação desse livro colhemos os frutos podres comunistas servido por grupos de Black blocs espalhando a desordem mental e moral da ... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 43
43%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

71%

29%

Rafael
cadastrou em:
03/12/2013 20:30:37