Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis


Compartilhe


Úrsula





Centrado na história de amor entre Úrsula e Tancredo, jovens que têm o amor marcado por obstáculos familiares, neste romance são retratados personagens até então marginalizados pela sociedade e condenados ao trabalho escravo, aqui representados de maneira humana e verossímil.

É o caso de Susana, que descreve com pesar como fora arrastada da África, de um modo bárbaro e cruel, e separada de seu povo e familiares. Em condição similar, Túlio carrega consigo uma lealdade sem igual, mesmo àqueles que o escravizaram, mas também nutre um sentimento de pureza e humildade. Ambos imprimem um senso de esperança à narrativa.

Por mais de um século e meio esta denúncia à condição de negros e mulheres do século XIX, trazida em Úrsula por Maria Firmina dos Reis — uma das primeiras escritoras negras brasileiras —, caminhou entre a indiferença glacial de uns e o riso mofador de outros, mas resistiu à ação do tempo e continua reverberando em nossa sociedade.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (12)

ver mais
Úrsula
Úrsula
Úrsula
Úrsula

Similares

(64) ver mais
Ser Escravo no Brasil
Ser escravo no Brasil
As Vítimas Algozes
O escravo de capela

Resenhas para Úrsula (54)

ver mais
Úrsula, de Maria Firmina dos Reis – Nota 7,5/10

A importância histórica dessa obra já é, por si só, suficiente para que você a leia: publicado em 1859, “Úrsula” é considerar o primeiro romance de autoria negra e feminina publicado no Brasil. E para a felicidades de nós, leitores, a obra foi recentemente republicada por algumas editoras, trazendo o trabalho da autora maranhense para o público de fora do mundo das Letras. Na verdade, me causa espanto que essa obra não seja ensinada nas escolas como um marco da nossa literatura. O ... leia mais

Vídeos Úrsula (5)

ver mais
Úrsula: o pioneirismo de Maria Firmina dos Reis

Úrsula: o pioneirismo de Maria Firmina dos Re

ÚRSULA E A IMPORTÂNCIA DE LERMOS MARIA FIRMINA DOS REIS

ÚRSULA E A IMPORTÂNCIA DE LERMOS MARIA FIRMIN

TOP 5: MULHERES que MUDARAM a literatura!

TOP 5: MULHERES que MUDARAM a literatura!


Estatísticas

Desejam389
Trocam4
Avaliações 3.9 / 615
5
ranking 32
32%
4
ranking 43
43%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

19%

81%

Jenifer
cadastrou em:
06/02/2020 00:03:15