Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis


Compartilhe


Úrsula





O primeiro romance escrito por uma mulher, em nova edição com textos de Preta Ferreira, Conceição Evaristo, Fernanda Miranda e Régia Agostinho, além de mais de 60 artes de Heloisa Hariadne.

Durante uma exaustiva viagem pelo cerrado brasileiro, um jovem cavaleiro se acidenta. É encontrado por um negro escravizado que generosamente o resgata e o leva sobre os ombros até a propriedade mais próxima. Além deste laço improvável, outra ligação se forma: entre o cavaleiro convalescente e a bela Úrsula, moradora da casa a que ele foi levado para repousar. A obra ganha potência e singularidade com os personagens negros e escravizados, como Túlio e Susana, que pela primeira vez na literatura foram retratados como indivíduos de valor e interesse para a narrativa, com um passado rico e subjetividades próprias. Mais que coadjuvantes, esses personagens usam sua voz para ativamente denunciar os horrores do regime escravocrata a que estão submetidos.

Publicado em 1859 pela maranhense Maria Firmina dos Reis, Úrsula foi o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher. Abolicionista, a autora desafiou a sociedade fortemente escravocrata de sua época. Um dos expoentes do Romantismo brasileiro, a obra vem sendo resgatada de um período de mais de um século de apagamento no meio literário.

A nova edição da Antofágica conta com ilustrações de Heloisa Hariadne e apresentação da multiartista e ativista Preta Ferreira. Os posfácios são assinados pelas professoras doutoras Fernanda Miranda (USP), especialista na obra de Maria Firmina dos Reis, e Régia Agostinho, pesquisadora da história econômica das mulheres no contexto da escravidão, e pela renomada escritora Conceição Evaristo.

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (27)

ver mais
Úrsula
Úrsula
Úrsula
Úrsula

Similares

(88) ver mais
A escrava
Úrsula
Sab
Ser escravo no Brasil

Resenhas para Úrsula (683)

ver mais
A ficção que não se apaga

O romance necessário. Creio que essa seja a melhor definição para quem pergunta por que se deve ler Maria Firmina dos Reis. Pelo menos foi assim que pensei quando terminei a última página do livro. Não é à toa que “Úrsula” tem hoje a posição que lhe foi negada em seu tempo. Maria Firmina, mulher, negra e educadora, não teve vez no mundo literário - e na sociedade - extremamente racista e machista em que viveu. Entrou no portal do esquecimento e de lá foi resgatada muitos anos depo... leia mais

Vídeos Úrsula (5)

ver mais
Eu descobri quais foram AS PRIMEIRAS MULHERES QUE PUBLICARAM LIVROS e vou te falar sobre elas

Eu descobri quais foram AS PRIMEIRAS MULHERES

Úrsula, Maria Firmina dos Reis (+ tour edição Antofágica) | RESENHA

Úrsula, Maria Firmina dos Reis (+ tour edição

Livro: Úrsula de Maria Firmina dos Reis

Livro: Úrsula de Maria Firmina dos Reis

ÚRSULA ? de Maria Firmina dos Reis

ÚRSULA ? de Maria Firmina dos Reis


Estatísticas

Desejam707
Trocam6
Avaliações 3.9 / 3.924
5
ranking 34
34%
4
ranking 43
43%
3
ranking 19
19%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Ana Gabriela
cadastrou em:
09/08/2021 11:13:36
Patrícia
editou em:
24/10/2022 16:15:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR