Valor Presente

Valor Presente Pedro Salomão


Compartilhe


Valor Presente


A estranha capacidade de vivermos um dia de cada vez




"Pare o mundo que eu quero descer." Quantas vezes você já ouviu alguém dizer essa frase? Quantas vezes você mesmo já disse essa frase? Pois é. Atendendo a pedidos, o mundo parou. Mas não foi do jeito que a gente imaginava, com uma nave passando e recolhendo só quem faz parte da nossa "bolha" e levando para um mundo melhor e mais feliz.
Em março de 2020, a humanidade entrou em quarentena. O isolamento social foi indicado pelos especialistas como o melhor método para impedir o avanço do novo coronavírus, ou Covid-19, que já matou milhares de pessoas no mundo inteiro. Descer do mundo, a essa altura do campeonato, pode ter diversos significados. Basta que a gente se lembre de quando desejou com toda a força que tudo parasse de vez: durante uma crise no casamento, depois de ler uma notícia sobre a violência urbana, ouvindo um parente discordar furiosamente de nós quando o assunto era política, exaustos depois de um dia inteiro de trabalho, sofrendo com a pressão e a competição no escritório. Será que, agora que o mundo parou, nós já mudamos ou, pelo menos, repensamos as atitudes que nos levaram a todas essas situações no passado?
Nesta fase em que estamos todos vulneráveis, o tempo que doamos ao outro se torna ainda mais precioso. Porém, é fundamental fazer bom uso desse tempo: não pedir que ele voe, tentar substituir a pressa pela velocidade. A velocidade é necessária para aprendermos cada dia mais com o novo. No caso atual, o home office, o home schooling, o home cooking, o home em tudo. Sem a rapidez de abrir mão dos velhos conceitos, dos paradigmas, de tantas narrativas, seria impossível nos adaptarmos.
Em Valor presente, Pedro Salomão nos convida a refletir sobre a vulnerabilidade coletiva de um mundo em suspenso. Quem sabe, assim, a gente, que tanto pediu para o mundo parar porque queria descer, consiga finalmente desembarcar e começar uma viagem nova rumo ao melhor mundo que existe: o nosso.

Edições (1)

ver mais
Valor Presente

Similares


Resenhas para Valor Presente (1)

ver mais
Um dia de cada vez

Pedro Salomão escreve suas reflexões sobre estar presente, sobre o tempo, sobre conexão com o coração. Os capítulos são muito gostosos de se ler, é me senti como se estivesse conversando com ele sobre estes momentos bem difíceis do ano de 2020. ... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 6
5
ranking 33
33%
4
ranking 17
17%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 17
17%

32%

68%

Ton
cadastrou em:
30/10/2020 08:11:25
Ton
editou em:
30/10/2020 08:11:43