Variedades da Experiência Científica

Variedades da Experiência Científica Carl Sagan


Compartilhe


Variedades da Experiência Científica


Uma visão pessoal da busca por deus




Mais de vinte anos antes do atual movimento ateísta, o astrofísico Carl Sagan questionava a visão tradicional de Deus num tom bem-humorado, de sólidas bases científicas, nas Palestras Gifford, promovidas pela Universidade de Glasgow em 1985 para discutir a "teologia natural". A relevância do tema na atualidade, marcada pelo extremismo religioso de todos os matizes, fez com que sua viúva e colaboradora Ann Druyan recuperasse as transcrições perdidas das conferências e as transformasse no livro Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus.
Como grande divulgador da ciência, Sagan tinha o dom de falar simples, mesmo se estivesse explicando mecânica quântica.Nas palestras, ressalta a predisposição do ser humano para acreditar nas coisas e relata equívocos históricos como a descrição dos enormes canais de Marte, no início do século XX.
Mesmo refutando a visão de Deus como um "homem grande de barbas brancas e compridas sentado num trono no céu e controlando o vôo de cada andorinha", o astrônomo não descarta a existência de alguma forma de inteligên-cia superior, e abre uma detalhada discussão sobre a inteligência extraterrestre.
Ao contrário dos líderes do movimento ateísta, Sagan não menospreza toda e qualquer forma de religião. Para ele, as religiões podem desempenhar o útil papel de orientar o comportamento humano. O que critica é o fato de elas fazerem afirmações sobre ciência sem usar o método científico do ceticismo e da autocorreção.
Segundo sua viúva, Ann Druyan, organizar a edição das palestras ofereceu-lhe a "maravilhosa impressão de que havíamos de alguma maneira sido transportados de volta para as duas sublimes décadas em que pensávamos e escrevíamos juntos". Variedades da experiência científica estende ao leitor a oportunidade de voltar a aprender com Sagan, um homem que foi, em sua própria descrição, um cidadão do cosmos.

Aventura / Biologia / Esoterismo / Literatura Estrangeira / Não-ficção / Psicologia / Sociologia

Edições (2)

ver mais
Variedades da Experiência Científica
Variedades da Experiência Científica

Similares

(18) ver mais
O Mundo Assombrado pelos Demônios
Conversations with Carl Sagan
Contato
Origens

Resenhas para Variedades da Experiência Científica (11)

ver mais
Um dos melhores livros de Sagan
on 31/1/09


Não diria que este é um livro tal qual Cosmos, que sem dúvida, para mim é o melhor já escrito por ele, mas Sagan consegue neste livro nos mostrar uma visão bonita do que é a vida no Universo e de como ela pode ter surgido sim, por uma série de pequenas "disparidades" ao longo da existência do Universo. Vale a pena ler, e se deliciar com este livro. Ateu ou não, este livro é um compêndido de uma sapiência única e que muito nos durante sua existência. Variedades da experiência cientí... leia mais

Vídeos Variedades da Experiência Científica (2)

ver mais
Crítica ao livro Variedades da experiência científica - Carl Sagan - #51

Crítica ao livro Variedades da experiência ci


Estatísticas

Desejam270
Trocam1
Avaliações 4.5 / 403
5
ranking 66
66%
4
ranking 24
24%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

62%

38%

Rodsouza
cadastrou em:
06/11/2009 18:20:58
Dover
editou em:
10/06/2016 03:32:21