Verdade e Método

Verdade e Método Hans-Georg Gadamer


Compartilhe


Verdade e Método


Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica




"Verdade e Método, seguindo a esteira fenomenológica de Heidegger, tornou-se mais do que um manual de filosofia do qual todo estudante e amante da disciplina terá de se iniciar. Ele representa, dentro de nosso século, um marco e um indicador para a procura da verdade e a determinação do método. Neste livro Gadamer discute a metodologia das ciências do espírito e da natureza na busca da verdade, à luz da ciência da hermenêutica.



O fenômeno da compreensão e da correta interpretação, muito além de restringir-se ao âmbito das ciências, pertence já à experiência humanda do mundo. Gadamer desenvolve a análise dessa experiência em três momentos:



1. A experiência da arte, que serve, assim, de caminho e paradigma para o modo de ser da hermenêutica (Primeira Parte). 2. A compreensão dentro das ciências históricas do espírito. Estas intentam desenvolver uma teoria hermenêutica absoluta, a qual desemboca na hermenêutica de Schleiermacher, no historicismo diltheyano ou na fenomenologia de Husserl e Heidegger (Segunda Parte. 3. O desenvolvimento do fenômeno da linguagem como a experiência humana do mundo, que é propriamente onde a hermenêutica encontra seu solo realmente ontológico (Terceira Parte).



Tanto a arte quanto a historiografia e a filosofia só alcançam seu solo prátrio se ousarem o diálogo com a tradição, não abandonando seu próprio solo fenomenológico, e isto significa, se buscarem uma forma de experiência que está além da metodologia científica."

Edições (1)

ver mais
Verdade e Método

Similares

(11) ver mais
O Actual Problema Metodológico da Interpretação Jurídica Vol. 1
Hermenêutica e Argumentação
Einführung in die philosophische Hermeneutik
Entre Nós

Resenhas para Verdade e Método (1)

ver mais
on 6/4/11


Belíssima Obra de Gadamer que fa zinterpretação da arte, linguagem, moral e etc. Passando por diversos autores;apesar de uma linguagem mais acadêmica é indicado para aqueles que já iniciaram na filosofia. OBs: ou se divide em dois volumes ou colocar o total de página da obra que está separada em dois volumes ... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 13
5
ranking 69
69%
4
ranking 23
23%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

64%

36%

françois
cadastrou em:
21/06/2009 13:19:58