Vergonha dos Pés

Vergonha dos Pés Fernanda Young


Compartilhe


Vergonha dos Pés





A solitária Ana, que sonha ser escritora, é a protagonista de Vergonha dos pés, romance de estreia de Fernanda Young e que virou peça de teatro. Cursando a faculdade de letras, a personagem decide abandonar as aulas para se dedicar ao primeiro livro, mas suas histórias jamais chegam ao papel. Em contrapartida, os leitores da vida real mergulham nos pensamentos da jovem, lírica e imprevisível.

Depois de um ano e meio na faculdade de letras, Ana questiona a necessidade do curso e se pergunta o que fará com o diploma depois de formada. Graças a uma bolsa integral que financia seus estudos, a jovem pode permanecer na cidade e morar longe da mãe. Sabendo que precisa completar com louvor todos os semestres, mas sem vontade de frequentar as aulas, ela aproveita o início do período para fingir dores na coluna e conseguir uma licença no departamento médico da universidade.

Enquanto divide seu tempo livre entre sessões de fisioterapia – o preço a pagar pelos dias de descanso – e momentos de puro ócio, a protagonista imagina o livro que deseja escrever. Em sua cabeça, se desenrola a história de Lívia, casada com Jonas, um famoso arquiteto, e melhor amiga de Mirna. Na vida de Ana, também há dois amores: o namorado Jaime e a amiga Elisa, que mora em uma cidade distante.

Quando o namoro com Jaime entra em crise, Ana deixa o apartamento em que os dois viviam e volta a morar sozinha. Para ela, o amor deveria ser somente o início, acabando antes de cair na rotina e sufocar as pessoas com o tédio, consequência da desvalorização inevitável que atinge todos os relacionamentos. Inconformado, Jaime fica atrás de Ana, o que só aumenta a vontade dela de que ele a deixe em paz.

Com uma narrativa sem linearidade, Vergonha dos pés alterna o presente de Ana, sozinha e entediada, com momentos da adolescência dela, sua conturbada relação com os pais, conversas com Elisa e toda a história de amor com Jaime. Paralelamente, os personagens que existem somente na imaginação da jovem vivem tramas sórdidas e repletas de emoções extremadas, que facilmente se confundem com os sentimentos de sua criadora.

Edições (3)

ver mais
Vergonha dos Pés
Vergonha dos Pés
Vergonha dos Pés

Similares

(3) ver mais
Máquina de Pinball
O Efeito Urano
As Pessoas dos Livros

Resenhas para Vergonha dos Pés (3)

ver mais
on 30/12/09


Gosta da Fernanda Young, assisto ao programa dela, gosto das entrevistas que ela dá. Ainda assim, confesso que estava com receio de ler os livros dela, receio de perceber que talvez não fizessem jus a personalidade que eu imagino que ela tenha. Deixei o receio de lado e arrisquei. Fui a biblioteca pública e peguei "Vergonha dos pés". Gostei do título; acho que por eu também ter vergonha dos meus pés, hehe. O primeiro capítulo do livro não me agradou completamente, alguns trechos... leia mais

Estatísticas

Desejam59
Trocam8
Avaliações 3.7 / 265
5
ranking 29
29%
4
ranking 34
34%
3
ranking 22
22%
2
ranking 11
11%
1
ranking 4
4%

23%

77%

Raquel T Moura
cadastrou em:
01/01/2009 13:08:06