Vermelho amargo

Vermelho amargo Bartolomeu Campos de Queirós
Bartô


Compartilhe


Vermelho amargo





As marcas da infância permanecem no adulto e podem iluminar sua vida ou ser um fardo pesado de conviver. Em Vermelho amargo, prosa poética de cunho autobiográfico, o escritor Bartolomeu Campos de Queirós narra as difíceis memórias afetivas de sua dolorosa infância. Ele, muito cedo, teve que aprender a lidar com a madrasta enquanto ainda sofria com a morte prematura da mãe. “Havia na cidade a madrasta, a faca, o tomate e o fantasma. A mãe morta ressuscitava das louças, das flores, dos armários, das cadeiras, das panelas, das manchas dos retratos retirados das paredes, das gargantas das galinhas.”
O escritor revisita, em sua narrativa memorialista, não só seus sentimentos e suas atitudes, mas também dos cinco irmãos, do pai e da madrasta. A mãe, sem dúvida, é a presença mais constante no texto. De extrema delicadeza, contrapõe-se à figura nada terna da madrasta.
O romance foi vencedor in memoriam da categoria Melhor Livro do Ano do Prêmio São Paulo de Literatura 2012, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Um livro curto, mas denso para ler com o coração. Como o próprio autor coloca na epígrafe: Foi preciso deitar o vermelho sobre papel branco para bem aliviar o seu amargor.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ficção / Infantojuvenil / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Vermelho amargo
Vermelho Amargo

Similares

(11) ver mais
O fio da palavra
O Livro de Ana
Elefante
Aos 7 e aos 40

Resenhas para Vermelho amargo (27)

ver mais
não consigo mais comer tomate sem lembrar dele
on 23/8/20


"as fatias delgadas escreviam um ódio e só aqueles que se sentem intrusos ao amor podem tragar." definitivamente no meu top 5 de livros da vida. as descrições do autor são de uma sutileza e sensibilidade que me fez sentir na história, ver com os olhos do protagonista a ponto de sentir o vermelho amargo nos lábios. "sem o colo da mãe eu me fartava em falta de amor. o medo de permanecer dasamado fazia de mim o mais inquieto dos enredos." eu tenho o costume de marcar bastante quando le... leia mais

Estatísticas

Desejam75
Trocam1
Avaliações 4.2 / 274
5
ranking 53
53%
4
ranking 29
29%
3
ranking 12
12%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

23%

77%

Valnikson
cadastrou em:
12/07/2017 16:51:51
BIBLIOTECA EREM DR L CABRAL DE MELO
editou em:
04/08/2022 11:22:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR