Vida conjugal

Vida conjugal Sergio Pitol


Compartilhe


Vida conjugal





O mexicano Sergio Pitol, embora considerado um dos maiores autores em língua espanhola da atualidade, ainda é pouco conhecido no Brasil. Vida conjugal permite uma apresentação ideal, pois concentra todas as qualidades que o tornaram referência literária publicamente elogiada por escritores de renome internacional como Enrique Vila-Matas, Roberto Bolaño e Antonio Tabucchi, entre vários outros.

Com um ritmo acelerado que leva o leitor a mergulhar de imediato no centro da narrativa, o romance conta a história atribulada de Jacqueline Cascorro e Nicolás Lobato, um casal destinado a fincar pé na história da literatura. De origem modesta, dedicam-se, cada qual a seu modo, a buscar alternativas capazes de transformar em passado o cotidiano medíocre em que vivem na Cidade do México. Lobato quer ser um grande empresário, e não mede esforços para tanto. Jaqueline procura ascender socialmente pela trilha do refinamento cultural, frequentando reuniões "eruditas", cursos de história da arte e oficinas literárias.

Além do repúdio ao fracasso, compartilham uma segunda obsessão: a infidelidade. Certamente por prazer, mas, no caso de Jacqueline, com um objetivo a mais: a eliminação física do marido. Da reunião dessas duas necessidades permanentes - ascensão sócio-econômica e adultério -, Sergio Pitol extrai uma trama de tonalidade paródica recheada de suspense, ironia e humor.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Vida Conjugal
Vida conjugal

Similares

(3) ver mais
47 contos de Juan Carlos Onetti
O Túnel
Conjugalidade: aliança, crise e ressignificação

Resenhas para Vida conjugal (6)

ver mais
Cuidado com aquilo que desejas...
on 16/7/12


É o tipo de livro que você lê em uma tacada só (na verdade li em menos de 24 horas). A fina ironia e sarcasmo do texto de Pitol dão um tom bem interessante à narrativa. Em meio a um texto leve e aparentemente despretensioso, há uma crítica mordaz a que ponto chega o ser humano para alcançar suas ambições e esconder as suas misérias. Gostei bastante da tensão sádico-masoquista entre a protagonista e seu marido presentes do início ao fim. Gostei tanto da complexidade da personagem princi... leia mais

Vídeos Vida conjugal (1)

ver mais
VIDA CONJUGAL DE SERGIO PITOL

VIDA CONJUGAL DE SERGIO PITOL


Estatísticas

Desejam17
Trocam1
Avaliações 3.7 / 105
5
ranking 23
23%
4
ranking 34
34%
3
ranking 37
37%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

49%

51%

Helena
cadastrou em:
18/04/2009 11:14:42
Jenifer
editou em:
02/10/2019 19:18:50