Vida e Época de Nero

Vida e Época de Nero Carlo M. Franzero

Compartilhe


Vida e Época de Nero (Biblioteca do Espírito Moderno - História e Biografia #63)


The Life and Times of Nero




Domitius Nero, o último César Romano [da linhagem Júlio-Claudiana (27 a.C.- A.D.68)], não é somente a mais estranha e discutida figura de toda História Romana: ele encarna, como um símbolo, o fim e a decadência moral dos Césares [em uma fase de transição, ruptura e renovação do Império, no Século I da Nossa Era]. (...) Desfilam em suas páginas, em uma sucessão fascinante, emoções, ódios e paixões sem conta, numa gama colorida e bárbara, em ritmo impressionante de vida e realidade. (...) a lira, o riso e a loucura do último dos Césares, filho de Agripina: o menino-imperador que gostava de escrever poemas e cantar com a lira.

Todavia, como teria sido ele? (...) Nero estava mais do que morto quando Suetônio, cronista bajulador, o denegriu para a Posteridade com o fim de realçar o brilho de seus patrões Antoninos. E os Escritores da Igreja nos primeiros séculos, os denominados Apologéticos, traçaram um absurdo retrato de Nero [Anticristo] e sanguinário matador dos primeiros mártires cristãos. (...) Matricida e assassino? (...) Foi. Além disso, porém, foi um grande e astuto chefe de governo que conhecia a arte de cortejar a popularidade até a perfeição; foi o precursor dos Príncipes da Renascença Clássica, estranha mescla de crueldade e grandeza e diletantismo. A História está cheia de virtuosos aborrecidos! (...) e o Povo de Roma adorava-o. -- C. M. F., Weybridge, Surrey, (UK), 1954.

'(...) "Fastigium tuum affixum est" foi o seu vaticínio. E ele o cumpriu à risca. E, de um modo ou de outro, calcou indelevelmente na História o cunho da sua personalidade e da sua vida acidentada e dramática. Ainda hoje, ao folhear este trabalho, ouve-se o reboar distante da multidão que o aplaudia. Adorado, cruel, louco ou grandioso, sua memória não foi apagada pela ronda dos séculos'. . .
====
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_imperadores_romanos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_imperadores_romanos#Dinastia_júlio-claudiana_(27_a.C.-68_d.C.)
====
BIOGRAFIA ROMANCEADA DE NERO. BIOGRAFIA, HISTÓRIA ANTIGA: IMPÉRIO ROMANO, SÉCULO I d. C. 255 PP + 15 S/N (SENDO 7 ILUSTRAÇÕES FORA DO TEXTO). NOTAS BIBLIOGRÁFICAS E OUTRAS NOTAS AO PÉ DAS PÁGINAS. INCLUI BIBLIOGRAFIA.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Comunicação / Crime / Crônicas / Direito / Drama / Ensaios / História / História Geral / Literatura Estrangeira / Política / Psicologia / Romance

Edições (1)

ver mais
Vida e Época de Nero

Similares

(75) ver mais
Satiricon
O Romano
Murena - Volume #1
Nero - O imperador maldito

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Murilo
cadastrou em:
01/10/2011 15:52:27
orffeus
editou em:
27/02/2020 00:51:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR