Vitória

Vitória Joseph Conrad


Compartilhe


Vitória





O título não tem motivações bélicas. O próprio Joseph Conrad deixa isso claro em sua nota à primeira edição. Em tempos de guerra, as mentes abrem-se a sugestões e as palavras muitas vezes acabam tomando um caminho certeiro que pode não corresponder às intenções do autor. Não que ele tenha esse controle em tempos de paz. O livro ganha sentido na cabeça do leitor, e aí o autor nunca poderá intervir. O autor, de certo modo, será sempre refém do que escreve, mas isso não o impede de traçar um limite aqui e ali. Publicado em 1915, no primeiro ano da I Grande Guerra, Vitória trata da tragédia que é não conseguir se encontrar no mundo e dele não poder escapar.

Axel Heyst é um europeu, de origem nórdica, não o primeiro entre os personagens de Conrad que escolhe o isolamento de uma ilha nos mares do sul da Ásia após o fracasso de um empreendimento comercial, no qual se envolvera mais por acaso do que por vontade. De passagem por uma cidade próxima, vê Lena, a violinista inglesa de um grupo de músicos viajantes. Sente-se atraído e impelido a protegê-la. O conflito virá na forma de Schomberg, dono do hotel onde Lena e Heyst se conheceram, e de Mr. Jones e de seus auxiliares, Martin Ricardo e Pedro. Os três são desperadoes, errantes em busca de dinheiro fácil. Jones, cavalheiro inglês de estranha espécie; Ricardo, servil, mas dado a idéias; e Pedro, o bruto, simplesmente.

As primeiras resenhas de Victory apontaram um tom melodramático na história, mas o melodrama em Conrad é conseqüência da descida ao abandono de cada um. Parece que, em algum momento, todos tiveram de optar por algum tipo de afastamento e uma comunhão de renegados se fez, dividida em compaixão e esperança, de uns, e astúcia e malícia, de outros.

A última edição brasileira de Vitória saiu em 1986. Esta é a 12ª obra de Joseph Conrad publicada pela Revan.

Literatura Estrangeira / Romance / Aventura / Comunicação / Crônicas / Ficção / História / Suspense e Mistério

Edições (9)

ver mais
Vitória
Vitória
Vitória
Vitória

Similares

(12) ver mais
Jean-Christophe - I
Noturnos

Resenhas para Vitória (55)

ver mais
Ah, se eu fosse marinheiro...
on 26/1/17


Este livro é como uma das belezas da vida que nos estão a disposição, mas que por algum infortúnio nunca ouvimos falar. Sorte é ter alguém que te dê a dica. Eu jamais conheceria ou compraria Vitória se não fosse indicado por alguém. Ainda que eu visse o livro na prateleira de alguma livraria com essa edição caprichosa da foto, não sei se meu olhar pousaria nele com algum interesse. Acho que eu teria mesmo que escutar um "Você tem que ler!". Bem, não escutei, mas li mesmo assim. Ape... leia mais

Vídeos Vitória (1)

ver mais
TAG DOS 50%: OS MELHORES E PIORES DE 2020 (até agora!) | Ana Carolina Wagner

TAG DOS 50%: OS MELHORES E PIORES DE 2020 (at


Estatísticas

Desejam156
Trocam4
Avaliações 3.9 / 583
5
ranking 33
33%
4
ranking 40
40%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

27%

73%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR