Viva o povo brasileiro

Viva o povo brasileiro João Ubaldo Ribeiro
João Ulbado Ribeiro


Compartilhe


Viva o povo brasileiro





Clássico da literatura brasileira, referência internacional da mais competente ficção de nosso país, Viva o povo brasileiro é romance profundo e arrebatador.

Obra que confirmou definitivamente o lugar de João Ubaldo Ribeiro entre os maiores escritores de língua portuguesa, Viva o povo brasileiro foi lançado treze anos depois de Sargento Getúlio. Consagrado pela crítica e pelos leitores e considerado um dos mais importantes romances da literatura nacional, o livro se volta às origens do Recôncavo Baiano para recriar quase quatro séculos da história do país por meio da saga de múltiplos personagens. Viva o povo brasileiro se desenvolve em grande parte no século XIX, mas também viaja a 1647 e avança até 1977. Nele, realidade e ficção se misturam para criar um épico brasileiro com passagens heroicas e cômicas, tendo como pano de fundo momentos decisivos para a história do país, como a Revolta de Canudos e a Guerra do Paraguai. Como aponta em seu texto "Brava gente brasileira" o professor de literatura João Luís C. T. Ceccantini, Viva o povo brasileiro é uma espécie de 'epopéia às avessas', em que a história do Brasil ressurge não sob a perspectiva da 'História oficial', mas pela ótica de personagens anônimos do povo brasileiro. Na trama, o escritor segue as trilhas de um romance popular, sem cair no "popularesco" ou no "populismo". E a saída que encontra para produzir um texto acessível mas ao mesmo tempo de alto nível literário é a "da paródia e do humor." Traduzido para o alemão, espanhol, francês e italiano, e vertido para o inglês pelo próprio autor em dois anos de incomum e árduo trabalho, Viva o povo brasileiro ganhou em 1984 o prêmio Jabuti e o Golfinho de Ouro, do Governo do Rio de Janeiro.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (10)

ver mais
Viva o Povo Brasileiro
Viva o Povo Brasileiro
Viva o povo brasileiro
Viva o Povo Brasileiro

Similares

(32) ver mais
Os Delírios de Fântaso
Boca do inferno
Cem Anos de Solidão
O Livro dos Hereges

Resenhas para Viva o povo brasileiro (62)

ver mais
“- Guerra agora, que é você que está amarrado aí. Quando é um de nós que está amarrado, não é guerra, é expedição punitiva”. Eu tinha expectativas muito altas com Viva o povo brasileiro. Tão altas que eu tinha receio de ler o livro e acabar me decepcionando, então adiei por um tempo até achar que era o momento. Assim, quando comecei a ler e encontrei nas primeiras páginas um português um tanto quanto rebuscado e uma leitura pouco fluída pensei que havia criado expectativas altas d... leia mais

Estatísticas

Desejam649
Trocam14
Avaliações 4.5 / 1.164
5
ranking 69
69%
4
ranking 18
18%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

40%

60%

Belovisk
cadastrou em:
07/01/2009 21:05:44
Alê | @alexandrejjr
editou em:
22/02/2021 12:00:44