Viver no Limite

Viver no Limite Rogério Haesbaert


Compartilhe


Viver no Limite





O mundo atual está marcado por discursos de insegurança, políticas e até mesmo guerras preventivas, onde o presente é vivido, muitas vezes, como se as pessoas estivessem permanentemente no limite, nas fronteiras. O novo livro de Rogério Haesbaert, Viver no limite, analisa essa nova realidade e como os controles territoriais se tornam mais complexos e fundamentais.


O autor dividiu a obra em duas partes: a primeira, com caráter mais conceitual, introduz o debate sobre o território e a multiterritorialidade brasileiros, também discutidos na perspectiva da Geografia anglo-saxônica. O autor coloca em questão a lógica zonal ou de áreas no tratamento do espaço e o novo papel do Estado.



No segundo bloco, são analisados os processos de desterritorialização a partir da perspectiva da segurança e da biopolítica que marcam a sociedade contemporânea. É desse contexto que emergem dinâmicas de que, para além da simples precarização e reclusão territorial, envolvem o que se denomina contenção e exclusão territorial bastante evidentes no caso de uma megalópole como o Rio de Janeiro.



Geografia

Edições (1)

ver mais
Viver no Limite

Similares


Resenhas para Viver no Limite (0)

ver mais
A arte de viver no limite
on 30/1/23


O livro é dividido em 10 capítulos, sendo os 5 primeiros voltados para uma leitura mais conceitual sobre território, multiterritorialidade, lógica territorial zonal, des-territorialização, etc. Todos esses conceitos, muito bem explicitados pelo autor, linkando à ideia biopolítica Foucaultiana. Num segundo momento, do capítulo 6 em diante, Haesbaert parte para discussões mais empíricas em torno da in-segurança, do des-controle, da reclusão, muros, i-mobilidade e limite. Todas essas abo... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Yasmin
cadastrou em:
11/09/2014 15:25:03
Jim
editou em:
07/11/2018 22:37:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR