Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa Academia Brasileira De Letras


Compartilhe


Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa


(VOLP)




Enfim chega ao leitor a referência oficial para concursos e provas, com a autoridade da Academia Brasileira de Letras quanto à grafia e classificação dos vocábulos da língua portuguesa.

Edição com validade internacional: incorpora a unificação das regras segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado por todos os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).



O VOLP 5ª edição Contém:



- 340 mil verbetes da língua portuguesa, com um vocábulo ou expressão por verbete, com classificação gramatical; ortoépia, para eliminar dúvidas sobre a pronúncia correta

- 1500 verbetes de palavras estrangeiras, com um vocábulo ou expressão por verbete para palavras e expressões de outras línguas de uso corrente no Brasil: inglês, espanhol, francês, latim, alemão, japonês, italiano e outras

- 4.487 vocábulos para reduções, reunindo abreviaturas, abreviações, siglas, acrônimos e outras formas reduzidas de maior uso.

Apresentado por Cícero Sandroni, presidente da Academia Brasileira de Letras, o VOLP foi publicado integral e fielmente de acordo com as instruções da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da ABL, constituída pelos imortais Eduardo Portella, Alfredo Bosi e Evanildo Bechara.

Nesta obra encontram-se também:

- texto integral do Acordo Ortográfico de 1990, com todos os seus anexos, relatórios e justificativas, assinado por representantes de todos os países em que o português é língua oficial: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe; - os decretos presidenciais sobre a adoção e a implementação do Acordo no Brasil; - apresentação e nota editorial da Academia Brasileira de Letras, sobre esta edição e sobre todas as anteriores, assinadas por Austregésilo de Athayde (1ª edição, em 1977); Arnaldo Niskier (2ª e 3ª edições, em 1998 e 1999), Alberto da Costa e Silva (2004) e Cícero Sandroni (5ª edição, 2009); - legislação anterior: o Formulário Ortográfico de 1943, o decreto de 1971 e outros.

Esta obra garante a correção da grafia, da acentuação, do uso de hífen, da pronúncia e do aportuguesamento do vocabulário.

O VOLP 5ª edição contribui para o uso internacional da língua portuguesa e para sua adoção como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas.

Edições (2)

ver mais
Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa
Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Similares


Resenhas para Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (3)

ver mais
A Bíblia da ortografia portuguesa
on 4/7/11


Esse livro, chamado de VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), é publicado pela Academia Brasileira de Letras e, por disposição legal, é a autoridade máxima e oficial de consulta ortográfica da nossa língua. Ninguém mais precisa falar ou escrever errado tendo o VOLP à disposição, pois, se houver alguma dúvida com alguma palavra, é só consultá-lo para saber qual a ortografia oficial da palavra. A edição de 2009 já vem atualizada com o Novo Acordo Ortográfico e com 350 mil p... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 4.6 / 12
5
ranking 67
67%
4
ranking 25
25%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Vivi
cadastrou em:
10/03/2009 08:25:47