Você é livre!

Você é livre! Dominique Torrès


Compartilhe


Você é livre!





Para quem vive em países democráticos, a escravidão é um horror que acabou há mais de um século. Difícil imaginar que, em pleno século XXI, ainda existam lugares no mundo em que ela persista. É isso o que revela o comovente romance Você é livre!, da jornalista e humanista francesa Dominique Torrès, lançado agora no Brasil pela Autêntica Editora, com tradução de Maria Valéria Rezende e ilustrações de Christiane Costa. Um romance-reportagem que instiga a reflexão sobre o próprio sentido de liberdade.

No Níger, país da África Ocidental, o jovem Amsy e sua família são escravos de uma família de tuaregues, povo nômade que transita por vários países do deserto do Saara, Argélia, Mali, Líbia, Burkina Faso, Chade, Mauritânia e Níger. Numa manhã, quando catava gravetos para a mãe acender o fogo e preparar a refeição dos donos, antes mesmo do sol nascer, um homem desconhecido chega até o garoto e propõe levá-lo para a cidade, onde poderia ser livre. Amsy fica confuso: o que fazer? Escolher a liberdade ou a família? Continuar escravo ou ter a oportunidade de encontrar a irmã, que tinha sido vendida? E seus pais, seriam também libertados? É o momento em que o menino terá de tomar a decisão mais importante de sua vida. Amsy terá de lutar muito, porque o caminho da liberdade é duro para quem nunca soube senão se calar e obedecer.

Mostrando, como pano de fundo, a situação político-cultural do país africano, Dominique Torrès nos faz acompanhar a intensa trajetória do protagonista, trazendo para perto de nós questões que nos parecem muito distantes. Com ilustrações feitas de recorte e colagens de fotografias e efeitos digitais, os jovens leitores vão se emocionar não apenas com a bela escrita da autora, mas também com a história, que nos faz conhecer alguns graves problemas que atingem muitas pessoas ainda na atualidade.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Você é livre!

Similares


Resenhas para Você é livre! (2)

ver mais
on 2/1/20


Um romance-reportagem sobre escravidão e liberdade Estamos no século XXI e, mesmo assim, no Níger, pais africano, Amsy e sua família são escravos de uma família de tuaregues, no deserto. . . Numa manhã, quando Amsy cata gravetos para a mãe acender o fogo e preparar a refeição dos donos, um homem desconhecido conversa com o garoto e se propõe a levá-lo para a cidade, onde ele poderá viver livre. . . Seria, para Amsy, a oportunidade de encontrar a irmã, que tinha sido vendida? E seus pa... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam2
Avaliações 4.0 / 41
5
ranking 39
39%
4
ranking 24
24%
3
ranking 37
37%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Pluricom
cadastrou em:
17/05/2012 17:19:04
Jenifer
editou em:
15/09/2019 22:11:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR