Volto semana que vem

Volto semana que vem Maria Pilla


Compartilhe


Volto semana que vem





"Volto semana que vem” é o que a narradora deste livro responde ao pai ao sair de casa num dia de 1970, quando ele pergunta, espantado, aonde ela vai. “Mais de dez anos se passaram até eu voltar àquela cozinha”, conclui ela em seguida. Composto por recortes de memória, o livro é o retrato de uma vida brasileira exemplar: a de quem foi criança logo depois da Era Vargas (o dia do suicídio de Getúlio é uma das primeiras cenas evocadas aqui), cresceu nos tempos de Juscelino, foi jovem com a ditadura, militou com a esquerda, conheceu a prisão, a tortura e o exílio. Apesar da violência de boa parte das lembranças que compõem essa vida, o humor e a percepção do sabor das coisas transformam o que poderia ser amargura numa luminosa declaração de alegria irredutível.

Porto Alegre está presente nos primeiros quadros, das décadas de 1950 e 60 -- o bairro do Partenon, o bonde, o Grupo Escolar, a Faculdade de Direito. Depois vêm as décadas tumultuadas de 1970 e 1980, das prisões e da tortura, do heroísmo, da utopia e da derrota: a Oban em São Paulo, as prisões de Olmos e Villa Devoto em Buenos Aires, os companheiros militantes. Em seguida o exílio na França: verão em Montmartre, o encontro com outros exilados, a vida prossegue. Fechando o círculo, Porto Alegre outra vez, nas memórias contemporâneas.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ficção / Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Volto semana que vem

Similares

(16) ver mais
Três mulheres fortes
Acontecimentos na irrealidade imediata
Desgarrados
Afagos

Resenhas para Volto semana que vem (11)

ver mais
on 26/8/19


Conheci a Maria Pilla durante a III Jornada de Crítica Literária: Literatura e Ditadura aqui na UnB (Universidade da Balbúrdia). Naquela ocasião, a autora apresentou uma palestra intitulada “O direito à memória como princípio de justiça”, título que por si só já introduz a jornalista-ativista e sua única obra publicada, o romance-relato Volto Semana Que Vem (infelizmente ainda sem casa desde o fechamento da finada Cosac). Neste livro curtinho e poderoso, Pilla afixa lembranças na pared... leia mais

Vídeos Volto semana que vem (1)

ver mais
Literatorios #121 - Ditadura e Resistência na Literatura

Literatorios #121 - Ditadura e Resistência na


Estatísticas

Desejam51
Trocam2
Avaliações 3.4 / 166
5
ranking 12
12%
4
ranking 38
38%
3
ranking 40
40%
2
ranking 10
10%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Carol
cadastrou em:
29/07/2015 08:30:46
Silvana (@delivroemlivro)
editou em:
27/12/2018 16:35:56