Vygotsky e Deleuze

Vygotsky e Deleuze Solange Puntel Mostafa


Compartilhe


Vygotsky e Deleuze


um diálogo possível




O humanismo da Psicologia Histórico-cultural contrapondo-se à impessoalidade da filosofia de Deleuze surge como desafio teórico para a autora. Assim, pontuar as diferenças entre a Psicologia Histórico-cultural de Vygotsky e a Filosofia da Diferença de Deleuze seria um trabalho inexistente na literatura brasileira em Educação.

À medida que as pontuações entre os dois pensadores - oriundos de formações discursivas distintas - foram sendo construídas, surpreendem-nos, mais e mais, os novos sentidos possíveis de serem produzidos no entremeio das duas concepções.

Nosso trabalho intelectual foi o de aproximar essas concepções, percebendo mais pontos irreconciliáveis entre os dois pensadores do que bases comuns. Há um filósofo lido e apreciado por ambos: Espinosa. E ambos, Vygotsky e Deleuze, foram pensadores interessados em literatura, teatro e cinema, por exemplo. O que implica em ambos, um apreço ou um cuidado especial com os temas da linguagem, do signo e dos sentidos.

Mas um era filósofo e outro, psicólogo. Um viveu na Rússia revolucionária dos anos 20 e outro, na França do pós-68. Vygotsky é humanista com forte traço marxista em suas concepções de sociedade, homem e linguagem; Deleuze rompe com todas as concepções humanistas, introduzindo a filosofia da diferença no seio das ciências sociais e humanas, fazendo da crítica à psicanálise e ao estruturalismo lingüístico uma constante em toda a sua obra.

Edições (1)

ver mais
Vygotsky e Deleuze

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

darthur
cadastrou em:
15/02/2009 14:05:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR