Xógum

Xógum James Clavell


Compartilhe


Xógum (Best Sellers Abril Cultural)


Tomo I




Xógum — A Gloriosa Saga do Japão (título original: Shōgun: A Novel of Japan) — é um romance publicado em 1975 por James Clavell que se passa por volta de 1600, no período decisivo antes da grande batalha de Sekigahara, e que relata a ascensão do daimyo "Toranaga" (AKA Tokugawa Ieyasu) ao Shogunato, vista pelos olhos de um piloto Inglês o qual os atos heróicos lembram as façanhas de William Adams.
====
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Xógum_(livro)
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Xogunato_Tokugawa
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Xogum
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_livros_mais_vendidos
====
Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, Xógum é uma fascinante saga sobre o universo dos samurais e o mundo particular das gueixas e nobres cortesãs, numa trama que une política, religião, guerra e romance. Ambientado nos primeiros anos da década de 1600 -- época das grandes navegações e da conquista de Novos Mundos.

O livro narra a trajetória do navegador e corsário inglês John Blackthorne: depois de quase dois anos embarcado no navio holandês Erasmus, Blackthorne aporta na costa de um Japão dividido pela guerra civil diante da disputa dos poderosos pela posição de Xógum, a mais importante autoridade militar do Bakufu.

Em meio a intrigas e traições, Blackthorne se aproxima do poderoso senhor feudal Toranaga [Tokugawa], tomando parte em um intrincado jogo de poder entre as forças conflitantes da época -- daimios, samurais, jesuítas e comerciantes. Com o tempo, uma estranha relação de confiança se estabelece entre os dois homens e uma paixão proibida nasce entre o inglês e sua intérprete, Mariko. Casada com um dos mais cruéis capitães do feudo, ela se vê dividida entre suas obrigações, suas crenças e seus sentimentos.Tentando manter-se vivo apesar da hostilidade dos nativos, Blackthorne vai pouco a pouco se envolvendo com as tradições locais, enquanto o próprio Japão começa a perder sua identidade com o proselitismo e influência crescente dos Jesuítas e a abertura ao mundo ocidental. James Clavell conduz o leitor com notável habilidade narrativa ao longo desse emocionante épico que expõe as terríveis implicações por trás das palavras amor, poder, virtude e honra milenar na cultura japonesa.

"(...) Baseado em figuras e personagens históricas, o enredo é um drama que combina romance, sexo, política e religião, inclusive, virou musical na Broadway e uma minissérie para a televisão com Richard Chamberlain, Toshiro Mifune e John Rhys-Davies. (...) No entanto, o leitor precisa ser cuidadoso, pois nem sempre as informações exibidas carecem de credibilidade, por exemplo, no começo do livro, é dito que uma personagem praticava judô, sendo que essa arte marcial sequer havia sido criada na época. Aliás, essa é a principal critica dos estudiosos sobre as obras do autor". -- Review de Leila de Carvalho e Gonçalves na Amazon em 2 de abril de 2015.

Artes / Aventura / Crônicas / Drama / Ficção / Filosofia / Geografia / História / História Geral / Línguas Estrangeiras / Política / Romance / Suspense e Mistério / Turismo e Viagens

Edições (11)

ver mais
Xógum
Xógum
Xógum
Xógum

Similares

(56) ver mais
O Mogol
Musashi vol.II
Bando de Pardais
Musashi

Resenhas para Xógum (50)

ver mais
Imperdível
on 30/1/10


Após ler as mais de mil páginas desse quase místico Best-seller, pensei na frase que o próprio Tolkien usou para definir o seu indispensável O Senhor dos Anéis: O livro só tem um defeito; é curto demais! O Xógum de James Clavel merecia ter outras cinco mil páginas. Como seria prazeroso acompanhar o grande Toranaga na batalha de Sekigahara e seguir com ele até o Cerco ao castelo de Osaka, independente do destino que deveria ser reservado a John Blackthorn. Clavel atribuiu nomes fictíc... leia mais

Vídeos Xógum (2)

ver mais
Xógum A Gloriosa Saga Do Japão

Xógum A Gloriosa Saga Do Japão

Como ESCOLHER UM LIVRO!

Como ESCOLHER UM LIVRO!


Estatísticas

Desejam271
Trocam12
Avaliações 4.6 / 1.221
5
ranking 68
68%
4
ranking 23
23%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Anderson Tiago
cadastrou em:
20/05/2011 21:20:43
orffeus
editou em:
04/10/2019 20:56:36