A Opção Imperialista

A Opção Imperialista Mário Pedrosa


Compartilhe


A Opção Imperialista





Um dos mais sérios problemas com que hoje se defronta a investigação política é o da imprecisão terminológica e conceitual que vem envolvendo muitos de seus instrumentos de análise. Uma série de conceitos-chave foram de tal maneira empapados de ideologia que a discussão como que tem sido levada muito mais a se fixar de maneira estática no conceito, seja para mantê-lo oi para negá-lo in totum, do que a desenvolver o esforço de examinar dinamicamente a sua adequação face às novas realidades históricas e sociais existentes.

Imperialismo é um dos mais acabados exemplos disso, onde a fronteira entre a abordagem científica e o slogan nem sempre se torna clara e discernível até mesmo para o próprio analista. Mais importante ainda: onde a ênfase que se reduz à negação ou afirmação pura e simples (e nem sempre inteligente) do fenómeno faz com que se perca de vista o essencial, isto é, as consequências e projeções históricas e sociais do próprio desenvolvimento dos modernos sistemas económicos. Considere-se eles "imperialistas" ou não.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
A Opção Imperialista

Similares

(1) ver mais
A Opção Brasileira

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

38%

Helena
cadastrou em:
18/09/2014 11:45:21
Theo
editou em:
02/05/2023 15:45:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR