Mestres do Gótico Botânico

Mestres do Gótico Botânico Nathaniel Hawthorne...




Resenhas - Mestres do Gótico Botânico


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Jô Santos 17/08/2022

Um tema muito interessante
*O homem que as árvores amavam*
3/5
Uma escrita realmente muito bonita e poética, mas que muitas vezes pode ser maçante. Muito legal as concepções poéticas sobre a alma das árvores. Mas acho que foi um pouco misógena a construção da personagem feminina (não que isso fosse novidade na época).

*A glicínia gigante*
4/5
Meu segundo conto favorito, muito simples e direto, mas também muito bonito. Um tipo de conto de terror que eu amo, que usa o horror das histórias para revelar o horror da realidade.

* O crime de Micah Rood*
4/5
Não é um conto que cause medo e o título da um grande spoiler, você sabe logo o que vai acontecer. Mas tem um tom de fábula que eu aprecio.

*O freixo*
3/5
Histórias sobre bruxas ao estilo de Salem não me apetecem. É legal brincar com essa coisa de magia, mas não gosto de justificar na literatura os atos bárbaros que aconteceram nesse período.

*A voz na noite*
5/5
O primeiro conto que li e o príncipe do meu coração. Simples, direto e magnífico. Uma ideia muito básica, mas super bem desenvolvida e que entrega um resultado marcante. Você nunca mais olhada o morfo da mesma forma.

*Wood'stown*
3/5
Ideia legal, mas não tão bem executada, não me deixou tão entretida quanto poderia. Mas gosto da premissa.

*A vingança de uma árvore*
2/5
O pior conto de todos, muito sem sentido. Acredito que esse livro tem um erro de diagramação que notei principalmente nesse conto, mas também em outro. Acredito que deveria haver um espaço entre alguns parágrafos desse texto, mas que não foram colocados, o que prejudica muito a compreensão da narrativa.

*Carnívora*
4/5
Ao melhor estilo: a obra que derrotar o autor. Gostei da história e da premissa, só foi um pouco lento na execução.

*A filha de Rappaccini*
4/5
Nossa esse daqui tem uma ideia muito legal por trás, mas é bem lentin. Parecido com o problema do primeiro conto, poético, mas lento. Mas no geral gostei bastante. Acho que o final não me causou todo o impacto que pretendia.

-- No geral:
Uma coletânea bem interessante com histórias muito peculiares. Temas que não vemos tão comumente. Além de nós dá a possibilidade de conhecer esse gênero do gótico botânico, que pelo menos eu nunca tinha ouvido falar, mas que foi muito bem apresentado na introdução da coletânea.
O livro tem uma edição maravilhosa, uma verdadeira obra prima. E estou muito feliz por ter participado do projetor no catarse, foi minha primeira participação e fiquei muito feliz com o resultado desse livro belíssimo e único.
comentários(0)comente



Luiza3302 12/08/2022

É o gótico botânico trazendo a presença da natureza. Como nas histórias de fantasia!
A minha primeira reação quando o livro chegou foi ficar APAIXONADA pelos detalhes da edição! Quanto capricho!
A Wish é uma editora que realmente conquistou meu coração. E essa sensação de ter feito parte da “construção” do livro por meio do projeto de financiamento coletivo do CATARSE é ótima. Além do meu nome lá nos colaboradores, a gente cria um laço, acompanha as etapas, aguarda ele ser finalmente lançado... enfim, recomendo quem nunca participou, experimentar!
Além da qualidade, beleza e do trabalho maravilhoso da editora Wish, o primeiro conto está bem envolvente. Eu consegui entrar BASTANTE na história e sentindo o amor pelas árvores que o personagem sente.
O primeiro é o maior conto. Eu reconheci as sensações descritas pelos personagens perante a floresta em algumas vivências que já tive. É tão louco quanto envolvente!
Achei meio confuso o segundo conto. Não curti muito. Mas em um livro de contos acho é natural que uns agradarem mais que os outros. No conto das maçãs também não senti a mesma magia do primeiro.
Gostei do conto do Fungo.... Sou Bióloga e fiquei pensando na questão de como era o conhecimento científico da época. Acho que faz diferença lembrar que eles foram escritos entre 1800 e 1900.
Depois começaram contos mais curtos...
O último conto é maravilhoso! Expressa a essência do livro.


PS: Gostaria de dizer que AMEI a introdução que foi feita! Muito bem construída e com ideias marcantes. Sublinhei várias frases e achei interessante explicar um pouco sobre cada autor dos contos.
comentários(0)comente



Alessandra 31/10/2022

Eu gostei PENCAS desse livro
É difícil avaliar livro de contos, nesse caso dei uma nota pra cada um, somei e dividi e a média deu 3,277 eu preferi arredondar para cima e dei 3,5 pq os contos são consistentemente BONS, teve dois que não foram tanto, mas de resto são todos bons. Minha ordem de preferência ficou:

1. A Filha de Rappaccini.
2. O Freixo
3. A Voz na Noite
4. O crime de Micah Rood
5. O Homem que as árvores amavam
6. A Vingança de uma árvore
7. Carnivorina
8. Wood'stown
9. A Glicínia Gigante.

Dessa lista, até o número 5 foram os que mais me marcaram, os outros apesar de bons, apenas não fizeram muita diferença.
comentários(0)comente



Davi Lima 23/04/2023

Doce de padaria
Puts, só sei dizer que tô decepcionado com esse livro. Tava tão no hype pra ler, achando que ia ser incrível, mas não foi.

Os contos são chatos e entediantes. Eu tinha me planejado pra ler cerca de dois por vez pra leitura durar mais, mas achei melhor me forçar e ler de uma vez só que ficar arrastando uma experiência ruim.

E eu só li até o final pq paguei caro nessa obra espetacular. ?

A edição é linda, as ilustrações são sensacionais mas estou feliz que acabou.
Parece aqueles doces que você vê em padaria, que dão vontade de comer só pela beleza, mas o gosto ficou pra imaginação.
comentários(0)comente



Bruno Araújo 27/07/2023

A MONSTRUOSIDADE BOTÂNICA
Sob o viés do imaginário botânico, as histórias reunidas em “Mestres do gótico botânico” refletem a relação humana com a natureza, o que não é das melhores. Somos indivíduos que, seja pela ciência, seja pela religião, seja pelo amor, dizimamos o que temos de mais precioso. Mas nesses contos cuidadosamente reunidos pela curadoria da editora Wish, esses seres vivos considerados até então inanimados tomam consciência dessa ameaça e buscam por retaliação das mais variadas: venenos, contaminações, assassinatos brutais, maldições e destruições.

Entre os contos, o último certamente é um dos meus favoritos. Assinada por Nathaniel Hawthorne, “A filha de Rappaccini” é cruel ao mesmo tempo que é bastante belo. Na narrativa é possível observar que as flores e as plantas mais esplendorosas guardam os mais mortais dos venenos. Por conta da obsessão científica e amorosa de seu pai e de seu amante Giovanni, Beatrice, igualmente bela, é a vítima da monstruosidade dos homens. A sua beleza análoga às flores encanta e envenena por razões egoístas de ambos.

Esta antologia de contos botânicos veio até a mim por um interesse muito particular. Enquanto estou em meio de uma missão acadêmica que ainda estou sondando os rumos que irei tomar, “Mestres do gótico botânico” é a minha primeira leitura referente ao assunto, e foi uma experiência agradabilíssima. São nove narrativas de terror escritas por autoras e autores distintos entre os séculos XIX e XX que abordam o gótico e o sobrenatural através do mundo vegetal.

SIGA O MEU PERFIL PARA MAIS CONTEÚDOS LITERÁRIOS: instagram.com/mrandmrjones

site: instagram.com/mrandmrjones
comentários(0)comente



Gabriela Gonçalves 17/10/2022

Um novo medo foi desbloqueado: fungos
Um leitura super interessante e que me surpreendeu muito! Todos os contos são incríveis e trazem essa atmosfera gótica, misteriosa e macabra. O tema de killer plants é fantástico e estou doida para ler mais sobre. É assustador e ao mesmo tempo incrível ver que estamos cercados por essa natureza viva, que ao mesmo tempo que gera vida, também mata. O conto que envolve um fungo desbloqueou um novo medo e eu até sonhei que estava acontecendo a mesma coisa comigo, foi tenso! O primeiro conto é simplesmente espetacular e tem tantas camadas, foi um dos meus preferidos. Eu já sabia que ia gostar desse livro, mas não imaginava que ia ser tanto assim. A edição da Wish está fantástica como sempre e as artes da Lorena Provin são lindas demais, combinou super. Vale muito a pena ler!
comentários(0)comente



Léo 29/11/2022

Um apanhado de contos muito bons que começa com o maior deles, e com um desenvolvimento lento (típico do gótico). Ótimo pra passar o tempo, mas não pra reler...
comentários(0)comente



Rafaelle 10/09/2022

Mestres do gótico botânico
A antologia Mestres do gótico botânico, da editora Wish, traz uma seleção de contos do século XIX e início do século XX com o tema horror botânico, onde o medo se esconde em plantas ou fungos. Meu primeiro contato com esse tipo de literatura tinha sido através do livro Herdeiros de Drácula, que traz dois contos sobre árvores vampiras. Como um dos meus contos favoritos do livro foi justamente o conto sobre um sumagre vampiresco, quando a Wish lançou o projeto no Catarse tive minha curiosidade imediatamente atiçada.

Selecionados com uma curadoria primorosa, todos os contos de Gótico botânico são interessantes e prendem a atenção. Seja com uma floresta viva, um fungo que infecta e destrói tudo que o toca, árvores que vingam mortes, espíritos que assombram plantas, cada conto traz um elemento de horror curioso, intrigante e em alguns casos, arrepiante. Não esperava sentir qualquer tipo de medo com estas histórias, mas sou obrigada a confessar que a floresta do conto de Algernon Blackwood me gelou a espinha diversas vezes.

É uma leitura rápida de ser feita devido a curiosidade que cada conto instiga. A edição está impecável, com ilustrações belíssimas e extremamente confortável de ler. Como em toda antologia, alguns contos se sobressaem em qualidade, entretanto não houve nenhum conto no livro que eu tenha achado ruim. Terminei o livro vendo que, ao que parece, estou me tornando fã de contos e de um terror leve, duas coisas que eu praticamente não lia até dois anos atrás.
comentários(0)comente



Liryan 24/10/2022

Plantinhas malignas!
Eu gostei bastante de alguns contos, outros achei ok. Confesso que senti falta de umas histórias com plantas alucinógenas, seria muito legal um cinto de horror com esse tema!
Mas é um bom livro, não dá medo, mas o ar de mistério dele é bem divertido!
comentários(0)comente



Kit 03/09/2022

Gostei bastante, alguns dos contos são maravilhosos e outros bem bobinhos, mas no geral foi uma leitura gostosa.
comentários(0)comente



Mandy.Guiraldi 05/04/2024

Uma leitura muito gostosa!
No começo, fiquei um pouco "pensativa" sobre o conteúdo dos contos. Em minha cabeça, as histórias seriam todas de envenenamento e afins; mas depois percebi que seriam mais envolvendo plantas em muitos sentidos. As histórias são muito bem escritas e sempre deixam uma ânsia por ler mais.


Gostei e recomendo!
comentários(0)comente



Giovanna Batalha 10/09/2022

Gostei da maioria. Alguns são um pouco curtos, então sinto que não deu pra aproveitar direito. Os melhores contos são, certamente, o primeiro e o último. Esses foram os que mais me envolvi com os personagens.
comentários(0)comente



dudínea. 10/09/2022

Cuidado: Histórias incríveis impressas em papel venenoso!
Gostei muito da coletânea de contos, ainda mais pelo tema ser diferente do que eu já tinha lido antes.
O primeiro conto é um tanto longo demais, no entanto, é muito bom. O segundo conto deixa um pouco a desejar, mas os demais são maravilhosos.
A experiência de leitura que uma edição da Wish proporciona, como sempre, é fantástica!
comentários(0)comente



Thales 12/02/2024

Mestres do gótico botânico
Simplesmente incrível. Todos os contos são muito bons e o primeiro, em especial, é muito sombrio quase um quê ou dois de horror cósmico.

Como de lei: edição da editora Wish espetacular.
comentários(0)comente



Helô Kleine 13/09/2023

Nada espetacular
É um bom livro.
Resolvi apoiar esse projeto pq a muitos anos atras havia lido um conto com essa temática que eu gostei muito!
Tava ansiosa pelo conto de Blackwood (O homem que as árvores amavam), mas achei ele bem longo, poderia ter metade do tamanho, mas ainda é um conto um tanto interessante.
"A glicínia gigante" eu achei um conto ok, tava curiosa, ainda mais que tenho uma glicínia em casa (ahaha).
"O freixo", "Wood'stown", "A vingança de uma árvore" eu gostei, mas nada excepcional.
"Carnivorina" achei bem legal, prendeu minha atenção.
"A voz na noite" é muito bom, mas ja o conhecia. Um conto que me prendeu bastante.
"A filha de Rappaccini" é simplesmente o melhor conto do livro.
No decorrer da historia eu notei que foi esse conto que havia lido e que me fez apoiar esse projeto. Foi uma bela surpresa para mim te-lo nessa coletânea venenosa!
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2