Um dia

Um dia David Nicholls




Resenhas - Um Dia


2181 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Lucas1429 09/03/2024

Crônica dos obstinados
David Nicholls apresenta protagonistas-arquétipos da dramaturgia, sua formação, talvez até reféns deste, fazendo quase como uma das tragédias de Shakespeare, desde a intertextualidade até o infortúnio dos amantes.

Emma e Dexter se conhecem na formatura da faculdade num 15 de julho de 1988 e passam a dividir todas as nuances de crescimento pessoal durante vinte anos, focando em acontecimentos especiais centrados sempre no mesmo dia 15. Dexter, característico do bon vivant, é caótico, mas se arranja numa redenção digna que o autor lhe reserva em maior vontade que à Emma, típica garota centrada, sem correções - parto do pressuposto que Dexter é melhor construído e privilegiado por seu criador que a caricatura da personagem feminina.

A história, de fenômeno editorial e conhecida ao cansaço, passeia no plano seguro dos encontros e desencontros das relações e seus impactos sociais, da política, do trabalho, dos amigos, do amor. Inova, entretanto, na mágica da sincronia temporal, uma qualidade inegável.

Relido 13 anos depois, ainda é um belo romance pop de formação. Sua escrita é doce, dinâmica, ainda que muitas vezes piegas, de final injusto; mas sintetiza o que pode ser a vida adulta atribuída ao compartilhamento das vivências sentimentais, no prazer ou na dor, sem se furtar às contingências: viver sem negá-las.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tati 08/03/2024

Morno
O livro tem uma proposta bem interessante, fala sobre amizade e amor numa relação de anos de um casal que se conheceu na faculdade. Mas o desenvolvimento é maçante e o ápice da história é um evento trágico. Bem meia boca! O filme é melhor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Caroline 07/03/2024

Sou muito suspeita pois gosto bastante dos livros de David Nicholls.
Li a primeira vez em 2013, aqui estou eu, finalizando novamente, esqueci de quase tudo, principalmente do final (apenas sabia que era um livro ótimo), mas para ser sincera os últimos capítulos, e principalmente o destino de Emma me deixou bastante abalada, mas vieram os capítulos finais para preencher esse sentimento.

Espero um dia reler novamente, e sim, ter ranço e carinho por Dex. E reconhecer Emma cada vez mais (im)perfeita, e tão necessária.

?
comentários(0)comente



Isabela354 07/03/2024

Eu comecei a ler esse livro por conta da série na Netflix, que estava gostando muito. A história é boa e tem um final surpreendente, que nos faz refletir sobre deixar para amanhã o amor que podemos viver hoje. Porém, os capítulos longos tornam a leitura cansativa para quem, como eu, não gosta de parar no meio de um capítulo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Suyanebrucieri 07/03/2024

Adorei
Amizade, encontros e desencontros. Ganância, percas e ganhos.
As voltas que o mundo da, e o luto. Eu amei essa leitura.
comentários(0)comente



AndrAa 07/03/2024

Estou assimilando ainda
O livro é bom, porém não é ótimo, mas é bem vida real
Todo nos já tivemos aquele "Dia" que em algum momento a gente já se pergunto e se não tivéssemos vivido aquele dia? Onde estaríamos? As vezes vivemos "O Dia" sem nem nos darmos conta que ele se tornará o elo que nos prende a corrente que vivemos hj. Pois bem em Um Dia vamos vivenciar esse dia por 20 anos na vida de Emma e Dexter, vamos acompanhar os desencontros, e encontros, vamos ver o amadurecimento dos personagens ao longo dos anos.
O livro é tão real em certas partes que muitas das situações eu me vi ali, sendo Emma.
O final não foi o que eu gostaria, maus na vida real não temos o controle para o que queremos que aconteça e o livro mostra isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



nathaliabeatriz 06/03/2024

Tudo começa aqui, hoje. E logo depois termina.
Começo essa resenha falando que eu não sou a maior fã de romances mas que esse em questão ultrapassa essa classificação e é um livro muito mais sobre a vida. A vida em seus desencontros e alegrias, seus arrependimentos, ilusões e amadurecimentos. Emma e Dexter são personagens tão reais com aflições, até certo ponto, tão comuns que é difícil não se identificar. O que não evita que odiemos os personagens em determinados momentos (na realidade, até a metade do livro eu xingava bastante o Dexter na minha cabeça), o que eu acho muito plausível já que na vida real as relações e pessoas também são assim. "Um dia" é um livro pra sentir raiva, tristeza, mas também pra rir de vez em quando, quão diferente da vida isso pode ser?
comentários(0)comente



Vanuza28 05/03/2024

Efêmeros: isso é o que somos
Aquela leitura que me apeguei bem aos poucos, mas que, ao final, não conseguia largar. A sensação foi de ter pena de concluir, mesmo sabendo o final. Um dia... Que dia? Não temos controle da nossa estadia aqui...
comentários(0)comente



esty 04/03/2024

Dex e em, em e dex.
Emma e dexter alugaram uma mansão na minha cabeça desde a primeira página, é o tipo de livro que lemos com o coração na mão e sentindo tudo que os personagens sentem, além das nossas próprias frustrações com o rumo da narrativa. é impossível ler e não odiar o dexter ou a emma em determinados momentos, sentir como se fossemos capazes de fazer diferente, de ser diferente, de agir diferente para que o final feliz acontecesse logo, é o pico de frustração e completo desespero quando o timing deles parece nunca estar certo e a cada página, mais um suspiro de derrota, como se fosse a nossa vida, porque em certos momentos, realmente é. foi muito fácil pra mim odiar a emma em primeiro momento porque as inseguranças dela também são minhas, e abraçar o dexter porque ele representou tudo que eu sempre desejei em um confidente. também foi extremamente fácil apontar as falhas de caráter de cada um deles quando necessário e ficar chateada quando nada realmente parecia estar dando certo, emma se transformou em um projeto e dexter caso perdido. é um livro frustrante justamente porque é real, não foi escrito pensando nos desejos do leitor, apenas no que realmente acontece, encontros, desencontros, amores, perdas, momentos de extrema solidão, momentos de estar no topo do mundo, a calmaria de um amor quase possível e o sofrimento daquele que era o único, ter lido esse livro com 20 anos foi uma benção, me deu margem de erro e abriu um leque de possibilidades. jamais desejaria viver como eles, mas caso aconteça, não me sentirei tão desolada.
comentários(0)comente



ju 04/03/2024

Em e Dex, Dex e Em
?você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da confiança.
Ou isso ou uma vela perfumada.?

No dia 15 de Julho de 1988 Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura e a partir de amanhã vão seguir caminhos diferentes rumo a vida adulta, a questão é que eles não conseguem parar de pensar um no outro e ao longo de 20 anos parte do relacionamento deles vão sendo narradas sempre no dia 15 de Julho.
Emma e Dexter vivem todos os sentimentos juntos, amor, raiva, fúria, emoção, tristeza e sempre um ao lado do outro. Ambos precisam se encontrar para descobrir o que esteve sempre a frente deles.

É uma leitura emocionante, fenomenal e muito crua apesar de intensa e sentimental. Particularmente me trouxe todos os tipos de emoção com muita intensidade e me fez refletir muito sobre a vida, como passar rápido e deixamos oportunidades passar, é um livro emocionante e sensacional.
comentários(0)comente



2181 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |