Um dia

Um dia David Nicholls




Resenhas - Um Dia


2191 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Paula1735 14/06/2024

Ainda me comove após anos
Outro dia comentei que ando um pouco preocupada com minha memória, pois diversas vezes me pego pensando se realmente li ou assisti algo devido ao fato de não me lembrar das cenas. Talvez isso seja bom, apesar da preocupação com minha falta de memória, afinal, posso ler e reler, ver e rever quantas vezes quiser e sempre será uma nova experiência. Contudo, existem algumas histórias que nunca me esqueço. Uma delas é a de ?Um dia?. Eu consigo me lembrar, mesmo após anos desde que o li a primeira vez, das sensações diferentes de cada capítulo. Me lembro perfeitamente bem de que foi a primeira vez que chorei sem perceber com uma história. A marca das lágrimas nas páginas ainda está lá, quase imperceptível, num tímido alto relevo. E depois de reler, ainda consigo praguejar o autor por conseguir pensar num romance tão doloroso.
comentários(0)comente



Izadora 13/06/2024

UM DIA E O MAIOR AMOR DA VIDA: A AMIZADE
Este livro não é sobre amor romântico, mas sim, sobre a amizade de Dexter e Emma. O romance aparece como um tempero, uma das muitas formas de se dizer eu te amo ao longo de uma vida testemunhada. A estrela da noite mesmo, é o amor puro e sincero que eles sentem um pelo outro em forma de uma amizade incondicional. É um amor tão poderoso que, ao longo de 20 anos, eles permeiam sobre as mais diferentes formas de expressar afeto e ansiar pela felicidade um do outro; perto ou longe, com ternura ou avidez. O humor ácido e cirúrgico de Emma, a ternura e volatilidade quase ingênua de Dexter. Há amizades que acontecem independentemente, talvez até de encontro ao contexto circunstancial. Acontecem unicamente por um reconhecimento bruto e singelo de identidades - um lugar raro e que está acima de julgamentos ou definições... afinal, amor é ação e é flexível, adaptativo. Dex e Em se adaptam às propostas da vida, guiados pelo sentido da amizade como essência do amor. É um livro delicado e único em sua singeleza cheia de detalhes. Vale a pena ler.
comentários(0)comente



Amanda 13/06/2024

Um dos meus favoritos da vida
Quando eu li esse livro pela primeira vez, eu tinha mais ou menos uns 14 anos,peguei emprestado de uma colega minha. A história ficou comigo ao longo do tempo e, uns oito anos depois, finalmente comprei pra ter na estante. No entanto, vi que não me lembrava de quase nada e, estando num período de ressaca literária complicado, resolvi reler. E que escolha acertada.
Sinceramente, achei que Um dia poderia acabar soando ultrapassado pra mim, mas na verdade foi o completo oposto.Sim, há alguns momentos e discursos que acredito que não cabem atualmente, mas os protagonistas e as escolhas que fazem(em sua maioria grandes cagadas) se tornam bem mais compreensíveis agora que já sou adulta.
Emma e Dexter são personagens que se tornaram consagrados justamente por serem falhos e porque, assim como nós na vida real, estavam apenas tentando achar um rumo na vida.
Eu me lembrava bastante das babaquices do Dexter kk,mas não lembrava em como a Emma se diminuía, sem conseguir acreditar em si mesma nem na própria felicidade. A história muitas vezes gira em torno do " e se", mas acredito que eles realmente só puderam engatar um romance naquela altura da vida mesmo, depois de passarem por poucas e boas. Infelizmente, as coisas ruins acontecem e elas não esperam por nada nem ninguém. Na verdade acho que eles pelo menos tiveram tempo pra viverem o relacionamento antes da tragédia.
Se antes eu tinha uma lembrança boa desse livro, hoje eu realmente considero ele um dos que marcaram minha vida, e Dexter e Emma como personagens que levo comigo.
comentários(0)comente



Jheni 12/06/2024

Temos todo o tempo do mundo, somos tão jovens...
"Embora não fosse sentimental, havia ocasiões em que Dexter podia ficar quieto vendo Emma Morley rir ou contar uma história e saber com absoluta certeza que ela era a melhor pessoa que conhecia. Às vezes quase tinha vontade de dizer isso em voz alta, interrompê-la para fazer essa afirmação."

Um dia... Quando tudo começar a dar certo, quando tivermos tempo sobrando, quando houver dinheiro o suficiente, quando a vida estiver suficientemente estabilizada, quando houver reciprocidade, quando for o melhor momento, quando estiver um tempo ameno, nem muito calor e nem muito frio, quando estiver tocando a música perfeita, quando nós estivermos perfeitos. Enfim, um dia, mas não agora, não no presente, mesmo sendo tudo o que temos.
comentários(0)comente



dicknson 11/06/2024

Por mais gostosa que seja a escrita desse livro e a experiência de leitura e por melhor que seja a personagem da Emma Morley, o personagem do Dexter e o romance desse livro não passaram de decepcionante pra mim.
comentários(0)comente



Katharyna.Maria 11/06/2024

Esse livro é tão boooommm! Nossa, não sou muito de romance, mas o desenrolar dessa história é tão intrigante. O jeito de quebrar a história em anos impede que seja repetitivo e tedioso. Amo o humor da protagonista e acho ela bem trouxa. Tô pensando em relê só pela nostalgia.
comentários(0)comente



Marcos.Detanico 09/06/2024

Achei um livro bem interessante que por mais que não esteja entre meus gemereis preferidos. Gostei muito é a história de duas pessoas por décadas com encontros e desencontros e como a vida vai se encaixando e temas como sonhos, sucesso, fracasso medo e insegurança da vida o que é profundo e sensível

Trouxe muitas reflexões e o final achei cruel, mas assim como a vida não há garantias de que o deixamos para depois realmente teremos tempo para desfrutar então viva o agora.
comentários(0)comente



Bruna.Oliveira 07/06/2024

??
Meu livro. Sou apaixonada por esse livro, me identifico fielmente com a Em. Cheguei nos meus 20 e poucos anos e me sinto tal qual ela, mas sempre lembro que "todo mundo está perdido aos 25". Dex me faz refletir de como perdemos oportunidades e momentos com pessoas incríveis e maravilhosas por bobagem e por atitudes que nunca paramos para repensar. Amo esse livro com todo meu coração e sempre o amarei. "Eles falavam pouco do que sentiam um pelo outro: não havia necessidade de frases bonitas e pequenas atenções entre amigos tão experientes"
comentários(0)comente



ThaAs216 06/06/2024

Romance triste? Pode crer!
Em e Dex, Dex e Em...
Casal que merecia um final feliz depois de tantas coisas... Ai é que tá, nem tudo é como queremos.
Longo, cansativo, mas vale apena a leitura :)
comentários(0)comente



Gelisia 05/06/2024

É um livro que a história flui mt bem. É uma história que momentos vc sente raiva da Emma e momentos vc sente raiva do Dexter; mas tb acha graça e tb acha lindo a relação deles, q começa com uma amizade, porém com um amor por trás dessa amizade. E mais pro final vc fica super contente e do nada fica triste com oq acontece, pq não qria q aquilo acontecesse.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Luiza 30/05/2024

Eu li esse livro há uns dois meses, de modo que minha resenha não demonstrará fidelidade aos meus pensamentos no momento da leitura.

"Um dia" é uma história cheio de altos e baixos e ao mesmo tempo linear, uma vez que a vida de Emma e Dexter sofrem mudanças ao longo dos 20 anos com relacionamentos novos, filho, carreiras iniciando e acabando, entre outros. No entanto, a relação dos dois permanecem no mesmo âmbito de amizade, mesmo quando ambos decidem não se falarem por alguns anos, o vínculo permanecia ali.
Para mim, o amor da vida de Emma era o Dexter. Não há controvérsias sobre isso. Ela tentou suprimir esse sentimento com novos relacionamentos, mas nunca amou ninguém da forma que amou Dexter. Um exemplo disso, é o relacionamento dela com Ian. Podemos concordar que ele não era o mais cativante ser, mas talvez em outras circunstâncias ele até podia ser amado. Mas ele sequer teve uma chance. O relacionamento era formado por um que ama e por outro que estava tentando preencher uma parte da vida com uma pessoa que ela não queria.
Dexter, para mim, é um personagem complexo. E cá entre nós, o bichinho sofreu demais. Teve que lidar com a morte de duas pessoas que ele mais amava na vida, criticas cruéis quando trabalhava na TV e tudo isso era complementado com o constante sentimento de vazio que era frequentemente preenchido por bebidas, drogas e mulheres.

Em suma, é uma história de duas pessoas que sempre estiverem presentes uma na vida da outra, partilhando amor, sinceridade, companheirismo. E tal relacionamento sofreu alterações de status, mas resistiu ao tempo.
comentários(0)comente



lecapivara 29/05/2024

Muito bom
Simples e interessante. É muito legal ver como as pessoas vão mudando com o passar dos anos e como tantas coisas podem acontecer. É um livro triste e, se eu não tivesse visto o filme antes de ler, eu teria chorado muito com o final do livro.

Agora quero ver a série, pois falaram muito bem dela.

Além disso, li esse livro em formato de audiobook e achei muito interessante! Foi minha primeira leitura por audiobook e fico feliz que foi com esse livro. Fez a leitura leve e muito boa para se fazer durante o dia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



bibsbm 27/05/2024

Me devastou mas passo bem
Já entrei nesse livro sabendo o final, então esse plot horroroso não foi uma surpresa pra mim, mas ainda não me conformo que o autor achou uma boa ideia fazer aquilo depois de tanta luta, sério PQ? Apesar disso, amei muito esse livro. A proposta de narrar um dia por ano tinha tudo pra dar errado, mas ele escreve tão bem que funciona demais (amei ver como absolutamente tudo mudava entre um ano e outro). Amo leituras que os personagens possuem defeitos e esse tem pessoas com histórias tão reais e imperfeitas que você realmente se apega a eles. Tinha horas que eu tinha vontade de socar esses dois até eles pararem de ser do jeito que eles eram, mas amei muito. É incrível como esse livro faz a gnt perceber que as mínimas decisões às vezes tem grandes impactos na nossa vida e que um dia é o suficiente para mudar tudo, seja pro bem ou pro mal. Enfim, por mais que inicialmente tenha sido uma leitura mais lenta para mim, hora nenhuma foi uma leitura ruim, recomendo muito.
comentários(0)comente



2191 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |