Quatro estações

Quatro estações Stephen King
Stephen King




Resenhas - Quatro Estações


471 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Bruno M. Silva 09/06/2024

A nota poderia ser bem melhor se não fosse o último conto
Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank

Você já viu o filme Um Sonho de Liberdade? Considerado por muitos o melhor filme já feito, é uma adaptação desta novela. Apesar de não concordar que seja o melhor filme já feito, é uma história incrível. Não sei se gosto mais do filme ou da novela. Uma coisa que é impactante é o primeiro contato com a obra e tive meu primeiro contato pelo filme. A primeira vez que você tem contato é maravilhosa, como toda a trama foi montada de uma maneira muito inteligente e surpreendente. Quando li o texto, já não tive mais o impacto da surpresa. Mas isso não quer dizer que seja uma leitura ruim, é ótima! 
Os personagens são bem trabalhados, a história é envolvente e muito bem contada.
Com certeza vale a leitura.


Aluno Inteligente

Um garoto que descobre um nazista, que cuidou de um campo de concentração, morando em sua cidade. O garoto então ameaça o velho para que ele conte todos os horrores que inflingiu aos outros. O que parece ser uma curiosidade inocente, logo se torna uma obsessão. Eles se alimentam de forma mútua pelo sadismo das histórias. 
Começa com uma escalada muito grande em tensão. Logo se percebe que o garoto não é nada inocente com o que faz. A gente fica curioso pra conhecer mais da história e dos personagens, mas aí tudo fica morno. Não há como sentir empatia pelos personagens e o tanto de passagens da vida deles que não tem importância vai deixando a leitura tediosa. A novela tem uma proposta muito interessante e um começo maravilhoso, mas se perde sendo muito mais extenso do que precisava.


O Corpo

Eu comprei o livro justamente por causa desse conto. A adaptação Conta Comigo é um dos meus filmes favoritos desde a infância. Se tem um conto que fez valer o livro é este. Se no conto anterior os dramas dos personagens só servem pra encher linguiça, aqui cada drama é importante pro desenvolvimento dos personagens que acontece de forma primorosa. Todo mundo se parece ou em algum momento conheceu alguém parecido com um dos personagens, isso gera identificação. Cada drama é trabalhado de forma que faz a gente ter empatia por eles.
Sem dúvidas esse vale ser lido e assistido o filme.


O Método Respiratório

A única história do livro com uma pitada de terror. Terror ou mistério? Não sei dizer. Começa de forma lenta, os personagens não são bem trabalhados, nenhum deles gera a menor empatia. A história tenta se segurar pelos mistérios que nos prendem pra querer saber o que é aquilo, o que vai acontecer. Mas não é suficiente porque tem um final aberto e o que gerou interesse não foi concluído. Sabe quando falam pra não brincar com laser com gatos por eles se frustrarem por nunca conseguir pegar o laser? Me senti assim. Fiquei curioso, fui avançando na leitura e nada e no final nada também. Senti como se o autor não tivesse planejado a história antes e depois não conseguiu dar minimamente uma conclusão melhor, ainda que fosse um final aberto, mas com mais pistas do que deveríamos pensar sobre tudo aquilo. Bem escrito senão não geraria curiosidade, mas só. Personagens pouco elaborados, as curiosidades são mais interessantes que os personagens e os acontecimentos. É prometida uma recompensa que não vem, ela não existe. Final muito frustrante.
comentários(0)comente



Willy 06/06/2024

Nunca li nenhum outro do autor então não tenho nenhuma referência, mas esse livro é aterrorizante (pelo menos para mim que odeia terror). A escrita é genial fluida, o único ponto negativo é que não há uma narrativa completa porque são contos, mas ainda sim, eu gostei, é verdade que alguns contos são 5 estrelas e outros não, mas no conjunto da obra é um ótimo livro.
comentários(0)comente



aliciagiovana 04/06/2024

"O importante é a história, e não o narrador."
Um King diferente. Foi interessante ler algo do Mestre que não fosse terror: aqui você encontrará drama e suspense. É o segundo livro de contos dele que leio e não me decepcionou, pelo contrário, eu adorei! Fica aqui a avaliação individual de cada um:


primeiro conto ? 5/5

No primeiro conto intitulado "Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank", nós conhecemos Red, um preso por assassinato que nos conta a trajetória de Andy Dufresne na cadeia de Shawshank. Ele nos leva para dentro da prisão e narra o cotidiano dos prisioneiros, com foco em Andy ? um ex banqueiro condenado injustamente pelo assassinato de sua mulher e o amante dela.

A criatividade do Stephen King não cansa de me surpreender. Eu não dava nada por essa história e ela entregou tudo e um pouco mais!!! Eu adorei como absolutamente TUDO tinha um motivo pra acontecer, e quando todas as peças se encaixaram minha mente explodiu. Foi muito legal de acompanhar a história do Andy e se encantar por ele como todas as pessoas que cruzaram o caminho dele. Um homem diferente, articuloso, perseverante e eloquente, que a pesar de todos os obstáculos nunca perdeu a esperança. Foi impossível não ficar inspirada por causa dele (mesmo não sendo das mais esperançosas) assim como o Red (narrador) ficou. Aliás, adorei o Red também. O plot me pegou super desprevenida, fiquei chocada e entendi o motivo desse ser o título do conto. No mais, excelente história e com certeza virou uma das minhas favoritas.


segundo conto ? 4,5/5

Em "Aluno Inteligente" somos introduzidos na história de um garoto de 14 anos chamado Todd, um menino que tem tudo que uma pessoa da sua idade pode querer: ótimos pais, boa condição financeira, é o melhor na escola, etc. Mas Todd tem uma obsessão obscura: é fascinado pela Segunda Guerra Mundial, principalmente no que diz respeito ao Holocausto e os nazis. Seu interesse o levou a descobrir que um ex-soldado que trabalhou com Hitler, sendo um cara muito importante na época, mora na mesma cidade que a sua. Nisso, ele decide ir ao encontro desse homem, chamado Dussander, tirar informações sobre sua obsessão direto da fonte.

Esse conto é bem difícil de digerir, até pelo assunto. Muitas partes me deixaram enojada e triste, principalmente pela transformação do Todd: o mlk tinha tudo que qualquer adolescente pode querer, principalmente pais compreensivos e amáveis ? ainda mais naquela época, e os pais dele nunca nem sequer batiam nele ? mas ele jogou tudo isso fora por uma obsessão doentia. Acho que o objetivo do King com esse conto era explorar como funciona a manipulação das nossas mentes de acordo com o que a gente consome, e como nosso consciente é fraco para aderir à maldade. Ver eles perdendo a cabeça foi desesperador, angustiante. Foi uma mudança nada sutil sair do primeiro conto pra esse. Um ponto positivo é a construção da história, como sempre King não teve pressa e o ritmo e a maneira que as coisas acontecem são bem reais. Devo dizer que esse conto é o maior, mas também é o que mais me deixou presa à história e curiosa pra saber como acabaria. Um grande suspense psicológico, mas com certeza tem uns gatilhos nada fáceis de ler, então atenção nisso.

off: a cena do gato me deixou MUITO mal. fiquei com ódio


terceiro conto ? 5/5

No conto "O Corpo", Gordie Lachance nos conta como foi a primeira vez que ele viu um ser humano morto. Ele e os amigos Chris, Teddy e Vern embarcam nessa juntos, como quem não quer nada; apenas decidem ir e vão. Até chegarem no corpo que procuram passam por muitos altos e baixos, e a história explora isso.

Pelo choque, fica claro que essa experiência foi uma virada de chave pro Gordie, tanto é que ele fala que perdeu o brilho depois disso. Apesar do tom pesado da história, eu gostei: esse conto foi o motivo de eu ter comprado esse livro e eu estou satisfeita. Como sempre, Stephen King escrevendo sobre um grupo de crianças é algo muito gostoso de ler. Ele tem um talento especial pra isso. Tiveram momentos em que eu ri muito, tive vontade de chorar, senti raiva (principalmente daqueles adolescentes mais velhos e dos pais dos protagonistas), fiquei reflexiva. Vi algumas pessoas falando que o conto é ruim pq é uma história sem sentido, mas se vc analisar direitinho percebe que trata de amadurecimento, ainda mais no que diz respeito ao Gordie. O ponto alto da história, pra mim, é a relação do Chris e do Gordie. Uns fofos. Quem lê percebe que o Gordie ama o Chris, e acho que é recíproco. Em contrapartida, a história é trágica, e as histórias dentro do conto atrapalharam um pouco meu ritmo de leitura ? apesar de serem importantes.


quarto conto ? 5/5

O quarto e último conto, chamado "O Método Respiratório", nos traz um clube secreto onde várias pessoas ? homens, pelo que percebi ? se reúnem e, eventualmente, contam histórias. As histórias variam de gênero, mas no Natal a tradição é que elas sejam de terror. E é aí que conhecemos a história de uma moça grávida que vai ao encontro de um médico pedir orientações sobre sua gestação. Ela está determinada a ter seu bebê mesmo sendo mãe solo, e segue tudo que o médico recomenda. Esse médico a apresenta um método de respiração (método lamaze) que ajuda na hora do parto, e ela está disposta a usá-lo. Porém, é por causa desse método que alto terrível acontece quando ela vai ter o bebê.

Acredito que seja o menor conto, mas é super marcante. Confesso que também não esperava nada dessa história, fiquei perdida com as explicações sobre o clube ? pensei ser algum tipo de hotel overlook ?, mas acabou que foi um excelente conto apesar de trágico. No final das contas houve sim um conto com um pouco de sobrenatural, e nesse não peguei nenhuma camada de ensinamento ou algo assim, mas adorei.


Em suma: apesar do segundo conto ter um tom mais pesado, vale totalmente a pena gastar seu dinheiro com esse livro, recomendo MUITO! Virou um dos meus favoritos do King ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Brenda.Azevedo 03/06/2024

Menção a outros livros
Comecei essa leitura devido a indicação do filme do primeiro conto. Simplesmente o melhor conto dos quatro. Realmente muito bom. Fluido com um mistério e a nossa expectativa de um final feliz.

O conto 2 e 3 foram o que menos gostei. Não achei tão fluido ou até meramente curiosos.
Oque gostei nestes contos foi a relação com outras obras. No conto 2, menciona brevemente um personagem do conto 1. E no conto 3 aparece um personagem do Trocas Macabras. Acredito que o conto 4 também deva ter alguma relação com algum outro livro.
Essa é a magia do King, conectar histórias, cidades e personagens, tornando o universo King, de certa forma, real.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
RenatoVM 01/06/2024minha estante
Terminei de ler o segundo agora. Eu gostei, achei bem interessante a história, mas acho que se prolongou demais, poderia ter terminado muito antes de formas muito mais impactantes.


Julia.Duarte 01/06/2024minha estante
Eu concordo com você, faltou ser um pouco dinâmico.




Reg 30/05/2024

Gostei bastante. Amei o primeiro conto, é meu preferido do livro, o conto que deu origem ao filme um sonho de liberdade, que também amei. O segundo preferido é o último conto, o método respiratório, ele dá um ar melhor de Stephen King
comentários(0)comente



Camila.Oliveira 29/05/2024

Vou começar dizendo que esse é um livro de contos, e não uma narrativa completa, há quem curte e há quem não, eu particularmente gosto.

É composto de 4 contos onde Stephen King traz para nós, as facetas da personalidade humana diante das adversidades, das situações inusitadas.

O nome do livro é quatro estações, um título inteligente e que abrange o todo dos contos.

Representando a Primavera, o primeiro conto nos traz a história de um condenado à prisao perpétua, que na verdade é um inocente.

Verão: Um menino inteligente e fascinado por histórias de guerra, conhece um ex comandante nazista procurado e estabelece com ele uma relação doentia.

Outono: um grupo de crianças que decide ir acampar em busca do corpo de um menino morto.

E, por último, o inverno: Um clube de homens que se reúnem para contar histórias, e um deles conta uma história surpreendente sobre uma moça grávida e o final trágico dela.

Cada história traz consigo uma possibilidade da reação que um indivíduo pode ter diante da ação da vida. Cada história é imersa em um clima que contempla as estações do ano.

Eu, particularmente, gostei de alguns contos e outros não, alguns foram arrastados demais, já que os contos são bem grandinhos.
comentários(0)comente



Ketlin 18/05/2024

Uma jornada interessante pelas quatro estações
Minha primeira experiência com um livro de contos do King, e não decepcionou.

Mesmo com contextos muito diferentes entre si, todos eles foram capazes de fazer eu me envolver com alguns dos personagens e me sentir a cada página mais imersa na história.

Meu favorito e, na minha opinião, com todos os ingredientes de algo escrito pelo autor, foi A Redenção de Shawshank. Me emocionou do início ao fim, inclusive me levando de volta às lembranças do chefe Edgecombe em "À Espera de um Milagre" e, se eu tivesse que dar uma nota, com certeza seriam 5 estrelas.

O segundo e o terceiro contos, Aluno Inteligente e O Corpo, não deixam de ser boas histórias com profundas reflexões, personagens bem construídos que inspiram a nossa simpatia ou nosso mais puro ódio, e aquele toque de suspense que faz o leitor querer saber o que acontece no final. Mas ao meu ver, se arrastam mais que o necessário e não perderiam em nada se tivessem várias páginas a menos, além de um final mais digno.

Por fim, o último conto foi uma grata surpresa que devorei toda no mesmo dia. Em "O Método Respiratório" me vi com vontade de ouvir mais e mais histórias contadas no misterioso clube de cavalheiros, e também de saber mais sobre aquele lugar tão mágico. Acho que é só por esse motivo que eu não daria todas as estrelas pra essa história.

Resumindo, é um ótimo livro pra se mergulhar e esquecer do mundo ao redor. Sem dúvida me interessou em ler mais obras de contos do autor.
comentários(0)comente



David.Sousah 15/05/2024

Um Show de King
Esse é minha primeira vez lendo livros desse autor e posso dizer aos Senhores que Amei?
A Forma como o King vê e trata as facetas da personalidade humana relacionadas às estações é simplesmente incrível.
Não é a toa que é um dos mais renomados autores estrangeiros.
comentários(0)comente



mochileira 13/05/2024

Não sou fã de contos e desta vez não foi diferente.
Não sou fã de contos, então não foi um livro que me deu prazer ler. São quatro contos, e dos quatro, gostei apenas do primeiro e do último.

O segundo e o terceiro não são meu estilo então foi uma leitura arrastada.
comentários(0)comente



dudizz 05/05/2024

??????
São 4 contos totalmente únicos e que você precisa entrar na história pra poder aproveitar.

Todos eles tem seu potencial, mas o que menos gostei foi o último: método respiratório. Apenas por ser a história que menos me conectei.
Os outros eu achei que foi mais completo e com mais ?emoção?

Ver esse lado humano do King é bom pra dar um quebra nas premissas sobrenaturais dele, isso só mostra que ele sabe escrever qualquer coisa?

É um ótimo livro, principalmente pra quem foge do terror dele.
comentários(0)comente



ghlguilherme 29/04/2024

No geral é um ótimo livro de contos do King!
Por ser um livro de contos minha nota final para o livro foi baseada na média das notas que dei para cada conto individualmente.
O primeiro conto sobre Shawshank foi o meu preferido do livro. A adaptação para o cinema com o o filme Um Sonho de Liberdade (1994) é até hoje um dos meus filmes favoritos e a história do livro não fica atrás. Esse conto eu classifico como 5 estrelas, tanto pela história que tem uma narrativa muito boa por parte do Red quanto pelo desfecho.
Já o segundo conto "Aluno Inteligente" eu classifico como 4 estrelas, não chegou a ser o meu favorito mas os personagens são bem construidos, é um conto mais pesado, com algumas passagens que são até difíceis de ler, mostrando a desenvoltura do King para criar personagens complexos como o caso do garoto e do velho que desenvolvem uma relação meio que doentia tendo como base as atrocidades cometidas pelos nazistas na segunda guerra mundial.
O terceiro conto foi o que menos me envolveu dos quatro, daria uma nota 2 para esse conto. Não que ele seja ruim mas perto dos demais não tive aquela vontade de saber o que aconteceria e nem teve um plot muito bom.
O quato conto sobre o médoto respiratório possui aquela característica dos contos de terror que o King é especialista, no começo fiquei intrigado sobre o que seria a história, a partir do terço final do conto foi ficando cada vez mais interessante, e o final é legal também. Daria uma nota 3 para esse.
Fazendo a média das notas classifiquei o todo como um 3,5/5 e recomendo fortemente a leitura, principalmente dos dois primeiros contos do livro, principalmente o primeiro que é o meu preferido.
comentários(0)comente



Mah 19/04/2024

Amo quando tem uma referência a outro livro dele
As 3 primeiras histórias tem adaptação cinematográfica. Eu estava assistindo os filmes antes de ler e foi uma experiência ainda melhor, porque a história acabava ficando mais interessante.

Acredito que vou manter essa fórmula com todo livro que tiver filme/série.

Minha favorita foi a 3°, o corpo. O filme tmb é muito bom.
comentários(0)comente



Bru 03/04/2024

Depois de um mês, finalmente terminei esse livro que quase me deu uma ressaca literária.
Esse é o segundo livro que leio do King e nao pretendo pegar outros livros dele que tenham mais de 350 páginas.

Achei o segundo conto mais pesado e difícil de digerir, tive que parar de ler 2 vezes por alguns dias pra conseguir continuar sem abandonar. Esse conto, dava pra ter informações mais relevantes e ter sido menos enrolado.

Gostei mais do primeiro e do último conto, foram mais curtos e mais envolventes.
comentários(0)comente



471 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |