O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee




Resenhas - O Sol é Para Todos


4821 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


giselle 12/06/2024

Eu gostei o tema é pesado e faz vc ficar se revirando de raiva, atticus muito divo nunca errou, talvez eu esperasse mais coloquei expectativa alta já que é um livro aclamado mas não achei que foi TÃO assim
comentários(0)comente



Mariana 12/06/2024

Infância, racismo e outros temas
O sol é para todos é um livro interessante, foi de fácil leitura, achei a escrita fluida e, por vezes, engraçada. Ao retratar a perspectiva de uma criança, conseguimos mergulhar em seu mundo e ver as relações, o cenário, as desigualdades e injustiças através de seu ponto de vista - por vezes confuso e pouco crítico. Scout é a narradora, uma "menina muleca" que convive com seu pai Atticus e seu irmão Jem, além de amizades da vizinhança pacata de Maycomb, uma cidade do Alabama. Situada no passado, em uma época de extremo racismo, em que os negros e brancos sequer conviviam, havia segregação de espaços, trabalho e moradia, Scout se depara com seu pai, branco e advogado, defendendo um negro de um crime de estupro, o qual ele foi acusado injustamente. Para além dessa situação, Scout, seu irmão e o amigo Dill vivenciam peripécias na vizinhança, fazem "bullying" com Boo Radley, um vizinho que não sai de casa, e eles próprios vivenciam também uma situação de crime, relacionada ao processo que o pai estava defendendo.
É curioso tentar enxergar esse cenário pela perspectiva de uma criança branca, que por vezes escutava comentários preconceituosos quanto aos negros, os repetia e sequer sabia porquê estava repetindo. Pensei um pouco em como se constrói os preconceitos e o ódio a uma raça. Ao abordar brevemente Hitler, em uma aula na escola, é possível perceber uma falta de compreensão dos alunos sobre as motivações de Hitler. Atticus é um dos personagens mais interessantes da história, na minha opinião, pois ele é muito reflexivo, crítico e acima de tudo respeitoso. Até mesmo para abordar Hitler ele o faz de forma sagaz, quanto mais ao abordar o processo, o vizinho Boo Radley, etc.
Gostei bastante da história e do final. Recomendo!
Leitorconvicto 12/06/2024minha estante
Está na minha fila de leituras




eloathaide 11/06/2024

Resenha de ?O sol é para todos?
Simplesmente um clássico né. Todo mundo deve ler esse livro. Narrado da visão de uma criança, o que faz ficar melhor ainda. Intrigante e revoltante, não tem muito o que falar. Apenas leiam!
comentários(0)comente



lulu197 11/06/2024

Meio chato, mas com momentos muito bons. a escrita da autora é maravilhosa, apesar de entendiante dá vontade de ler kkkkk. gostei muito dos últimos capítulos e do final
comentários(0)comente



dedeni 11/06/2024

" Não sei, mas fizeram. Já fizeram antes, fizeram hoje e vão fazer de novo, e quando uma coisa assim acontece? parece que só as crianças choram. "

Posterguei muito pra ler esse livro, tinha a impressão que o mesmo poderia ser cansativo ( coisa que não é )
Confesso que o início é de fato um tanto parado, porém levando em conta o contexto histórico e o fato de vermos tudo sobre a ótica de uma criança, que acredita estar conhecendo o mundo, tal ritmo faz sentido.

Achei muito interessante o fato de conhecermos os personagens e todos os fatos através do olhar de uma menina de 7 anos, o livro aborda a vida simples, com suas peculiaridades, injustiças, obrigações e costumes vistas como normal para época, além de mostrar um período pós escravidão, onde as coisas na prática nada mudaram, por mais que existissem pessoas boas lá querendo fazer diferente.

Scout é uma menina contestadora, curiosa e a frente do seu tempo, adorei ver o crescimento dela, de seu irmão, e do melhor amigo de ambos.

Achei que o julgamento em si teria mais espaço dentro da história, mas não ficou ruim, foi bom, interessante e triste na medida.

Para alem de todas as reflexões que a historia trás, termino a leitura com a triste confirmação que o sol não era e infelizmente ainda não é para todos.
comentários(0)comente



Rodrigo 11/06/2024

Realmente é uma leitura muito boa e muito bem escrita, apesar de que quando comecei a ler achei que iria ter mais aprofundamento sobre o caso do tom, mas mesmo assim continua sendo um livro bom que fala sobre as temáticas raciais no condado de Maycomb.
Além disso, esse livro se tornou um dos melhores do ano, principalmente por viver muito no cotidiano dessas crianças na inocência e também do amadurecimento tanto de scout quanto de Jem.
comentários(0)comente



Ana 09/06/2024

Não esperava muita coisa, mas realmente é um livro ótimo, chorei lendo e que final espetacular cara, me surpreendeu de muitas formas
Sthefany.Couto 09/06/2024minha estante
Ele é incrível ?




Marcella 09/06/2024

Livro lindo, escrito pela voz de uma menina curiosa que busca junto ao seu irmão entender o mundo e os conceitos/preconceitos da sociedade.
comentários(0)comente



Japam Martins 08/06/2024

Só existe um tipo de gente: gente
É surpreendente ver uma história tão forte em tempos muito ruins, quando o racismo, a segregação e o preconceito eram muito piores, não que estejamos muito distantes disso, tudo contado pela visão de uma criança, que tem que crescer e descobrir o quão ruim podem ser as pessoas.
Confesso que achei a leitura arrastada em algum momentos, principalmente no início, porém isso não foi o bastante pra não amar esse livro.
comentários(0)comente



Livia 08/06/2024

Peguei na biblioteca da escola.
Tristeza.
Choro.
Reflexão.
Depressão.
Cura.
E muitooooooooo mais!!!!
comentários(0)comente



Mari 08/06/2024

Muito muito bom
? ? [?] Só existe um tipo de gente: gente.
? [?] Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar uns aos outros? ?

A narrativa feita por uma criança permite uma leitura muito fluida sobre assuntos tão profundos como a segregação racial, estupro, relações familiares e papéis sociais.
A história também é amarrada de forma incrível: realista, nada previsível, angustiante e muito emocionante.
Foi muito interessante acompanhar um pouco do amadurecimento dessas crianças a ?senhores? e ?damas? enquanto elas entendiam mais sobre como o seu mundo funcionava ? e como elas não concordavam com ele.
comentários(0)comente



Gabriela3319 07/06/2024

Este livro é incrível, tipo muito incrível. A forma como ele te prende na história ,onde é narrada por uma criança te deixa intrigado em querer saber mais é mais , a visão da criança nos mostra o quão curiosos é inocentes são nas perguntas e como são espertos também. Este livro mereceriam cinco estrelas por tudo o que elabora ,sobre o racismo na época, a rotina de Jem e Scout, literalmente tudo . Muito bommm
comentários(0)comente



lannalzi 06/06/2024

O Sol AINDA não é para todos
Acabei demorando tanto pra fazer a resenha, quanto pra terminar o livro... enfimmm

"O Sol É Para Todos" da Harper foi um livro que me deixou impressionada pela forma que ela aborda o racismo, sendo de uma maneira tão poderosa e comovente. A história se passa em uma pequena cidade do Sul dos Estados Unidos por volta de 1930 e acompanha a jornada da menina Scout Finch enquanto ela aprende sobre a realidade do preconceito racial que tanto abrangia aquela época.

Posso dizer com convicção que a obra me marcou, principalmente pelo personagem de Atticus Finch, o pai de Scout. Ele é um modelo de integridade moral em um mundo cheio de injustiça. A amizade de Scout com Calpurnia, a empregada negra da família, também é um momento que me tocou. Essa relação mostra como as barreiras raciais podem ser superadas quando as pessoas se conectam como seres humanos. (Não vou entrar muito no assunto do branco sempre ser levado como bonzinho dentro de várias obras, vou focar no agora e na história)

Essa história me fez refletir sobre a importância de lutar contra a discriminação e defender a igualdade para todos, na real só abriu mais espaço para uma idéia mais abrangente do assunto. É uma história comovente sobre coragem moral, amizade e justiça. Espero que gostem da leitura também ;)
comentários(0)comente



Danielle.Aguiar 05/06/2024

Uma reflexão social
A leitura de o sol é para todos narra as injustiças raciais pelas lentes inocentes da pequena Scout, e desde já vale pontuar algo nessa leitura, a maneira como a história é contata é tão confortável, que você não se perde no enredo, e isso te prende até o final do livro.
É realista, não te faz contestar os desdobramentos, aproveita por completo as características dos personagens. Eu particularmente gostei muito.
Li algumas classificações que este livro é para juristas e pessoas que cursam direito, que eles usam como material de estudo, mas na minha perspectiva, pode ser uma leitura do coditiano, que se encaixa na banalidade da vida de leitores como eu e você.
comentários(0)comente



Brunna158 05/06/2024

Empatia é a coisa mais humana que existe
Acho que é a primeira vez que fico verdadeiramente sem palavras. o trabalho de harper lee aqui é mais que primoroso, te pega num lugar muito específico do peito.

e que decisão ousada de contar uma história de uma cidade através do olhar de uma garota de 9 anos, uma cidade velha, tradicional e muito comunitária.

é muito interessante acompanhar o amadurecimento e a compreensão da scout sobre o estado absurdamente racista que ela nasceu, alem do desabrochar de uma empatia que deixa a gente com muito orgulho de ser um SER HUMANO.

é muito bem escrito, muito imersivo e MUITO emocionante. tipo de leitura que você acaba com o coração quente e a garganta fechada. uma experiência pra vida toda!!!!!
comentários(0)comente



4821 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR