Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen




Resenhas - Garota, Interrompida


554 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


AC !!! 30/05/2024

Esse livro simplesmente eh tudo, cada reflexão, cada descrição, eh tudo tao lindo, eu amei demais, agradeço meu melhor amigo por ter comprado pra mim
comentários(0)comente



Bonnie Moon Berry 30/05/2024

Essa era uma leitura que já queria fazer faz tempos, mas eu fui no escuro, não sabia de nada do que se tratava e com certeza não era isso que eu estava esperando.
Foi uma leitura bem interessante e curiosa que acabei gostando, e que provavelmente, se eu soubesse que era um relato autobiográfico desde o começo, talvez eu não teria lido.
comentários(0)comente



Aninaves 29/05/2024

Não queria me identificar tanto
Este livro é uma autobiografia, não concordo com as comparações em relação ao filme, é fácil inventar uma história em torno de pessoas interessantes mas da qual não sabemos nada, durante a leitura nossa imaginação já consegue fazer isto.
O livro é o relato pessoal, de uma jovem internada em uma clínica com todos seus pensamentos, sentimentos, explorando os limites tênues entre sanidade e loucura com todas as dúvidas, incertezas e opniões de alguém que acabou de descobrir seu diagnóstico, contada de maneira poética e brutalmente honesta.

Para alguém que compartilha deste diagnóstico, a obra não é apenas poderosa, embora contenha gatilhos, ela também é um farol de compreensão e empatia. É um lembrete de que, embora possamos estar perdidos em um labirinto de nossos próprios demônios, nunca estamos verdadeiramente sozinhos em nossa jornada.

Só não dei 5 estrelas porque sinto que ela não se aprofundou em alguns momentos que pareciam importantes, principalmente porque o livro foi lançado 25 anos depois.
comentários(0)comente



Renan 26/05/2024

Eu já tinha lido esse faz um tempo. Daí vi essa edição linda e lembrei que gostei quando li e quis reler. Antes de qualquer coisa acho legal reparar que em como a gente passa a reparar em outras coisas quando relê uma obra, dessa vez entre outras coisas, me peguei pensando no fato de que é uma autobiografia. E tipo, muita coisa pesada que ela viveu, a questão da internação, de todo o processo do tratamento. Quando li da primeira vez achei muito legal a história em si, mas hoje em dia mais do que isso, reparei no contexto em que tudo acontece.

Pensar que nos anos 60 esse tipo de coisa ainda acontecia, pra mim é relativamente recente e me fez refletir um pouco sobre como a gente toma algumas coisas como certas e de repente não era tão certo assim, numa lufada de ar as coisas mudam.

Enfim, resumidamente o livro conta a história de como um dia Susanna chega ao consultório e acaba sendo convencida a ser internada, (por dois anos) enquanto trata de um transtorno borderline e outro problemas psicológicos enquanto narra sua história, ela também conta a jornada de suas companheiras de internação, dentre elas a Lisa é a que mais me chamava a atenção. Uma leitura muito fluída, ainda que curta (menos de 200 páginas) e, pra mim, muito interessante porque descreve muitos detalhes desse contexto, conta detalhes sobre a parte do diagnóstico e tem um desfecho satisfatório. Recomendo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julia 24/05/2024

Como foi parar lá?
"Qual seria um nfvel apropriado de raiva por me sentir excluida da
vida? Meus colegas de classe estavam fantasiando sobre os próprios futuros: advogados, botânicos, monges budistas (era uma escola muito progressista). Até os burros, os desinteressantes, gente que estava lá só para manter o equilíbrio das coisas, sonhavam com seus futuros casamentos e sua prole. Eu, por outro lado, sabia que não teria nada daquilo porque eu simplesmente não queria. Mas será que isso necessariamente significava que eu não teria nada?".
comentários(0)comente



Tarumim.Villanueva 21/05/2024

Garota, interrompida.
"O preço da privacidade era a liberdade"

Li esse livro na intenção de ver o filme onde temos nada mais que nada menos que Angelina Jolie e Winona Ryder no elenco principal.

Entretanto assim que comecei a leitura, percebi que não era uma ficção e sim mais um relato. Assim fui pesquisar melhor e descobri que era um relato da própria autora contando suas experiências em um hospital psiquiátrico, onde fora internada nos anos 60 .

Esse relato foi um choque pra mim. Pensar que uma pessoa pode ser facilmente taxada de louca e ir para em um hospital psiquiátrico onde mais parecia uma prisão cheia de rotinas e ter a vida interrompida é doideira.
Cada capítulo tem um título e muitas das vezes vão tratar de analises mentais feitas pela própria autora e de situações em que muitas das vezes envolviam as outras pacientes/colegas de Susanna no hospital.

É um relato bem pesado, onde temas foram abordados por meio dos "diagnósticos" de cada paciente como; distúrbio alimentar, depressão, pensamentos suicidas, vícios ,sociopatia, esquizofrenia e transtorno de personalidade. Um dos capítulos que mais me deixou mal foi " se eu morasse aqui, ja estaria em casa" pois é contando um abuso que uma paciente sofria.

Talvez se eu soubesse do que se tratava o livro eu não teria lido, mas li e gostei bastante da leitura. É rápido, honesto, real e direto.

E como a própria Angelina Jolie disse "brutal".
Recomendo.
Anne.Caroline 24/05/2024minha estante
É bem pesado mesmo e ao mesmo tempo aprendi muito com ele.




ykcrozo 19/05/2024

Livro legal, história bacana ( cativante ver como funcionava a psiquiatria da época e sentir lá). Personagens marcantes (lisa principalmente). O final é um pouco maçante (dormi lendo). Recomendaria só pra quem já assistiu o filme.

Obs: Gostei bastante da leitura e confesso que li até rápido. Dei essa nota por consequência da minha opinião sobre o final.
comentários(0)comente



cress 18/05/2024

é um relato pessoal da vida da autora (so descobri dps de terminar), os pensamentos desse livro são bem profundos e alguns ate mesmo identificáveis.
comentários(0)comente



Edilaine 18/05/2024

Uma boa leitura
Apesar de ser um livro relativamente curto, ele consegue impactar. O modo como uma mulher com transtorno psíquico se via e via os outros. Achei uma leitura bastante interessante.
comentários(0)comente



Sthefanie 16/05/2024

Comecei o livro sem saber nada sobre, achei uma leitura rápida e fluída. Mas sinceramente não entendi a finalidade, terminei o livro com a impressão que li um livro antigo faltando páginas
Alinne 16/05/2024minha estante
Amg assiste o filme e sua visão vai mudar completamente. Tem mais detalhes, alguns fictícios e outros não? mas sério, assiste o filme




sarahrainyy 16/05/2024

Reflexões e introspecções
"Garota, Interrompida" não é apenas sobre pessoas com problemas mentais; é uma reflexão sobre as interrupções que todos enfrentamos na vida. As decisões, grandes e pequenas, moldam nosso destino. Mesmo após receber alta, Susanna carrega consigo os dias passados no McLean, um momento congelado no tempo que a marcou profundamente.

Em resumo, o livro é uma jornada emocional, repleta de vírgulas e pausas que me faz refletir sobre minha própria existência.
comentários(0)comente



Gabi 15/05/2024

Garota interrompida em sua música
?as pessoas me perguntam: como você foi parar lá? mas o que realmente querem saber é se existe a possibilidade de elas também acabarem em um lugar como aquele. não sei responder à verdadeira pergunta. tudo que posso dizer é isso: é fácil.?

traz os sentimentos e situações de forma muito crua e honesta. aborda temas como solidão, relacionamentos, família, ser mulher nos anos 60, amizade, suicídio, morte e abandono, que apesar de serem temas pesados, são importantes pra entender um pouco a mente dessas mulheres.

todo o livro é um relato real da autora sobre o tempo que ela passou dentro de um hospital psiquiátrico.

minhas partes favoritas foram a própria Susanna falando do seu transtorno e explicando e exemplificando seu entendimento na época e como via tudo de uma nova perspectiva anos depois.
com linguagem inteligente e raciocínio crítico, ela conseguiu transmitir de forma palpável como é ter um transtorno psicológico e como é ter consciência disso.

esse foi o melhor livro que li esse ano, até agora.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol 13/05/2024

Esperava mais
Pela primeira vez que vejo a história do filme ser mais completa que a do livro... faltou um aprofundamento nas outras personagens, a forma que foi abordado no livro ficou muito raso e não consegui me apegar a ninguém.

Uma pena porque adoro esse filme justamente pela complexidade dos personagens, principalmente pela protagonista.
comentários(0)comente



554 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |