A bibliotecária de Auschwitz

A bibliotecária de Auschwitz Antonio G. Iturbe
Antonio G. Iturbe
Antonio G. Iturbe




Resenhas - A Bibliotecária de Auschwitz


278 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Khryka 10/06/2024

Vale muito a pena...
O que foi esse livro?
Intenso, pesado, triste, forte... é um livro que, pelo menos em mim, causou todas as emoções! Eu sorri, me revoltei, torci, tremi de medo, senti náuseas, (a ponte de ter que parar de ler) e chorei com a Dita, chorei muito.
Algumas das descrições são absurdamente dolorosas, mesmo sendo só baseado em fotos reais, saber que a verdade é ainda mais cruel é realmente difícil. E o livro transmite tão bem, que a dor e o sofrimento são quase palpáveis.

E como não amar a Dita, e todos os outros...como não chorar por ela e por todos os outros. Eu fiquei desolada com o transporte de setembro, chorei pelo professor Mongenstern...

Um livro incrível, tirando uma ou duas páginas, que achei desnecessárias. Mas é um livro que vale a pena parar para ler... E refletir.
É incrível acompanhar a força da Dita, e saber que mesmo depois de tudo, ela ainda continuou sorrindo!

Enfim...
"Os seres humanos me assustam" - A menina que roubava livros.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kaline Bogard 02/06/2024

Impactante
É um livro muito forte. Não tem cenas em detalhes de todas as crueldades que as vitimas dos campos de concentração sofreram, mas mesmo um panorama por cima é dificil e pesado de ler. A gente mergulha nas páginas do livro e a leitura se torna uma experiencia visceral.
Os personagens trazem pessoas que existiram e passaram por isso de verdade, a gente já se afeiçoa à ficção, saber que aconteceu na realidade e eles sofreram isso quebra qualquer um.
Recomendo muito. E termino dizendo uma coisa: se existe um inferno, espero que esteja infestado de nazistas.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 15/05/2024

Esse livro está relacionado diretamente ao Holocausto. Ele é baseado na história real de uma menina chamada Dita Polachova, que ficou no maior e mais cruel campo de concentração do nazismo (Auschwitz-Birkenau, Polônia). É uma história triste, carregada de mortes e sofrimentos, na qual algumas pessoas ainda tinham esperanças e mantinham-se firmes. Dita era integrante do bloco 31 ( a escola), em que ela ( a bibliotecária) escondia 8 pequenos livros sob seu vestido.

Fonte: Fábio Toledo

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788522015849
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina Santana 21/04/2024

Emocionante do começo ao fim
Esse livro é um misto de emoções. Emoções essas que não acabam nunca. A cada página, cada capítulo, cada frase, encontramos um novo personagem e uma nova história ainda mais desoladora que a anterior. Acompanhar o período de vida desses personagens em Auschwitz nos faz refletir sobre as nossas próprias ações, sobre o quanto devemos parar de reclamar das nossas vidas. Não posso deixar de me perguntar como que isso aconteceu? Como chegou a esse ponto? E como fazemos para que isso nunca mais aconteça. Uma história impactante que revolta, emociona, faz rir e chorar, e nos faz perder um pouquinho da esperança na humanidade. Uma prova viva da importância dos livros como forma de nos lembrarmos do que não pode voltar a acontecer. "Os livros nunca perdem a memória"
comentários(0)comente



JinhoColucci 17/03/2024

A história é tão marcante que me fez rir, chorar, pensar e repensar, foi um misto de emoções, um vai e vem incansável. Muitas vezes me coloquei na situação na qual os personagens se enquadravam e não conseguia nem por um segundo ser tão forte como eles foram.... Que livro magnífico.
comentários(0)comente



Rafaela Tulino 11/03/2024

Que pedrada...
"[...] ignorante quem acredita que a frente de guerra esteja na Rússia ou na França, enquanto a verdadeira carnificina acontece no coração da Polônia, nesses campos que chamam de concentração, mas onde a única coisa que se concentra é a operação criminosa mais cruel da história."

Claro que um livro dessa temática nunca é fácil de se ler.
É uma leitura extremamente intensa, chocante, dolorosa e que se você não tem um caráter duvidoso, vai despertar muita revolta e indignação.
Mas é também uma leitura extremamente NECESSÁRIA!
Para que nunca nos esquecemos daqueles que perderam suas vidas (até mesmo os sobreviventes, porque perderam tudo de si) por um objetivo tão fútil.
comentários(0)comente



Natalia.Silva 12/02/2024

Uma resenha
Eu não encontro palavras para descrever o quão perturbador porém magnífico o modo que esse livro foi escrito. O livro descreve de forma incrível e detalhada os horrores da segunda guerra, sem dúvida se tornou um dos meus livros favoritos e de grande valor histórico cultural.
comentários(0)comente



Isa 30/01/2024

A Bibliotecária de Auschwitz
Que livro minha gente! Esse romance baseado na história real de uma prisioneira do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, Dita Dorachova, narra os tempos sombrios da segunda guerra mundial de dentro do pior lugar já criado pela espécie humana. Mas mesmo dentro desse lugar terrível a chama da esperança se acende dentro dos poucos que ainda se atrevem a zelar pelo maior bem da espécie humana: o conhecimento. O bloco 31, com sua biblioteca de 8 livros físicos e alguns livros vivos (professores que narram as histórias de livros que conhecem) é uma escola dentro do campo familiar de Auschwitz. "Cada vez que alguém se detiver num canto para contar algo e algumas crianças se sentarem ao redor para escutar, aí terá sido fundada uma escola"
comentários(0)comente



Daniela 20/01/2024

Mesmo diante de todo o sofrimento absurdo que o holocausto causou naquelas pessoas, os livros, aulas para crianças, a amizade e esperança foram combustíveis para a sobrevivência.
Lindo ver o relacionamento que Dita - a bibliotecária - tinha com os livros. O cuidado, o amor? as lembranças das leituras .. arriscando várias vezes sua própria vida.
O livro também é sofrido. Retrata em detalhes o sofrimento, a dor, a fome angustiante, os cadáveres acumulando nas valas, levando o leitor a estar ali junto.
Saio dessa leitura linda com a reflexão dos absurdos que o ser humano pode causar.
comentários(0)comente



Cristina117 30/12/2023

Que livro! Essas histórias são sempre fortes mas importantes de serem lidas para que a gente nunca repita essa loucura. A história da Edita é incrível, uma menina que nunca desistiu, sempre lutou para se manter firme. Sua ligação com livros é linda. Esse livro é muito bom, foi incrível conhecer a história da Dita.
comentários(0)comente



Márcio 22/12/2023

Fechando 2023 com chave de ouro!
Que livro incrível, chocante e necessário!

É difícil até expor em palavras todo o meu sentimento ao ler essa obra prima!

Nesse âmbito, é impossível finalizar esta leitura sem fazer questionamentos sobre a vida, uma vez que neste enredo somos transportados para a realidade hostil vivida nos campos de concentração nazistas, bem como suas condições subhumanas.

O autor cria um conjunto de ambientações provocadas pelo uso certeiro de palavras que ao lermos, nos sentimos como personagens da história. Nos sentimos "sobrevivendo" junto com Dita, seus amigos e familiares!

Esse é um dos melhores livros que eu li em 2023, é essencial para refletirmos e darmos mais valor à vida!

Aqui, percebemos que reclamamos por tão pouco e não aproveitamos a plenitude de nossa liberdade!

Sem palavras, SUBLIME!
Karol 25/12/2023minha estante
É realmente incrível!!




Lucas.Mello 20/12/2023

Impactante
Um livro pra quem gosta de historias diferentes sobre a 2 guerra e o horror do Holocausto.

Passagens incrivelmente tristes de uma realidade dificil de acreditar que aconteceu.
comentários(0)comente



Jean.Garrett 11/12/2023

Excelente livro
Um dos melhores livros que já li! Os horrores vividos pelas vítimas do holocausto são descritos de forma detalhada e sem rodeios. A maldade e perversidade do ser humano chegam a ser inacreditáveis e inconcebíveis. Despertou em mim muita indignação, raiva, tristeza, esperança, lágrimas... Tive que ler aos poucos, pois apesar de ser um livro fácil de ler, com uma narrativa fluida, é um livro que embrulha o estômago. Enfim, nota 5/5.
comentários(0)comente



278 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR