Chove sobre minha infância

Chove sobre minha infância Miguel Sanches Neto




Resenhas - Chove Sobre Minha Infância


28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


notopodomundo 04/06/2024

No começo, relutei um pouco pra engatar a leitura. A história estava muito parada e pouco agradável. Entretanto, as coisas foram mudando na vida de Miguel e o livro começou a andar também.

É uma história difícil e diferente de muitas coisas que eu já li. Se não fosse o vestibular da UEL, talvez eu não teria nem dado a chance. Mas agradeço a oportunidade de ler.

Durante alguns momentos, fiquei MUITO incomodada, mas acho que é o que me faz humana comum e não uma psicopata. Eu não gosto de me sentir assim e por isso a nota 3,5 estrelas. As cenas ruins são, de fato, bem conturbadas.

Porém, gostaria de me redimir e dizer que me compadeci com o personagem principal no final do livro e, depois de ler a página do autor na Wikipedia, fico com um sentimento de orgulho no peito e feliz por ele estar onde está hoje!

Muito obrigada por contar sua história e trazer à tona essa realidade tão dura na vida de muitos. Nós, jovens, às vezes esquecemos disso e ter, nem que seja um pouco de, contato com tudo isso nos lembra que o mundo não gira ao nosso redor.
comentários(0)comente



Luiz1240 19/05/2024

Uma cidade chamada memória
Confesso que li esse livro apenas por causa da UEL. Se não fosse o vestibular, nunca o pegaria para ler. A obra em si é muito cativante porém também muito triste e angustiante. A relação de Miguel com o padrasto é de uma complexidade antagônica que a cada passo dado os leva à ruína.

O texto é cru, o que dá um ar de desesperança e certo incômodo, já que há muitas partes do livro que são estranhas e no mínimo perturbadoras de se ler, porém fica óbvio que essa característica é proposital e que serve especificamente para alimentar a crueza da história.

Uma ficção autobiográfica muito boa e melancólica. Espero que a vida do autor esteja mais calma agora, depois de ter passado por tantas complicações na infância e adolescência, confesso que fiquei curioso para descobrir como estão as relações familiares hoje em dia, será que existe a possibilidade de uma continuação?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



giih 07/04/2024

Chove sobre minha vida
Apesar do começo ser bem lento, ao passar do livro Miguel conta sua história e seus conflitos, onde seu maior sonho era ser escritor, mas seu destino o levava a ser um trabalhador da lavoura e comerciante. Acho que é uma boa obra que mostra outra perspectiva sobre o acesso a leituras e estudo que muitas vezes são negligenciados e esquecidos.
comentários(0)comente



Larissa 17/03/2024

"Os jovens não me conhecem e nos velhos não me reconheço"
Livro curtinho, mas bom de ler. Personagens muito bem construídos escrita muito boa e fluída. Satisfatório ver a escrita, narrativa e pensamentos condizendo com a fase da vida de Miguel.
comentários(0)comente



Yasmin827 15/03/2024

Li esse livro para fazer um trabalho da escola e confesso que fiquei com um pé pra trás quando comecei a ler. Achei bem chato e insuportável no começo, mas depois melhorou um pouco.
Não tenho muito que falar a não ser avisar que tem cenas meio pesadas ao longo da história.
comentários(0)comente



Gabrielle 15/03/2024

Legal mas não o suficiente
O livro é bom,mas não me prendeu. Muito interessante acompanhar a vida do Miguel, que foi bem sofrida, triste e que infelizmente realidade de muitos, principalmente antigamente.
Muitas partes eu achei bem desnecessárias, e que não alterariam a mensagem do livro se não estivessem presentes.
Enfim li esse livro por conta da escola e até que foi razoável.
comentários(0)comente



gutozzi 14/10/2023

Me surpreendeu
Quase que uma biografia, mas com partes ficcionais (não dá para saber quais são). Mostra que a vida nem sempre é mil maravilhas e é carregada de altos e baixos, mas que pode encontrar felicidade nas coisas simples.
comentários(0)comente



Lena156 06/10/2023

Não é entediante mas não é algo que te prende
Bem fácil de ler e situado, grande parte, no Paraná.

Durante a leitura, fiquei incomodada a quase todo momento com o jeito que ele fala sobre as mulheres que ele conhece mas o pior de tudo foi uma cena de zoofilia que realmente me deixou mal.

O que mais gostei foi acompanhar o amor dele pela literatura que foi crescendo aos poucos e me senti conectada por esse amor pelos livros. A melhor parte, pra mim, foi a carta da irmã (quase chorei), que mostra o outro lado da história, algo que ele não sabia pois estava muito ocupado se defendendo (com razão), mas foi muito importante ver o lado do "vilão".

No geral, um livro interessante mas simples, não chega a ser entediante mas também não tem algo que te faz querer continuar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



nutsbtch 23/08/2023

Maluco fudido do krl, tá pior que eu

P.S: a carta da irmã dele e o começo com o pai quase me fez chorar
comentários(0)comente



portgasfav 16/08/2023

Gostei! a história é boa de ler, muito interessante ver toda a relação do miguel com o padrasto dele e a evolução do miguel. gostei bastante
comentários(0)comente



Gi.Marques 29/05/2023

Me surpreendeu
Li para o vestibular e como geralmente é o caso não tava botando fé
Mas me peguei interessada pela história e foi o primeiro livro que me fez criar um leve gosto por literatura clássica brasileira
comentários(0)comente



helo 02/05/2023

Entre gerações
Mais um da saga leituras para vestibular.

É um livro de fácil entendimento, contando a história de Miguel (que pode ou não ser o autor, que pode ou não ser bibliográfico, que pode ou não ter inspirações na vida do autor), desde a morte do seu pai, a convivência com o padrasto, a falta de apoio para o que decidiu fazer da própria vida. Sinto que os eventos narrados estão sempre buscando defender o narrador, e a carta da irmã ao final do livro mostra isso claramente: não é uma questão de quem era o vilão ali, o padrasto ou o Miguel, mas sim gerações diferentes com ideias diferentes sobre a vida.
comentários(0)comente



Madu Suewertd 14/03/2023

Quebrei a cara
Título: Chove Sobre a Minha Infância
autor: Miguel Sánchez Neto
Nota: ????

Acho que depois de " Torto Arado " nenhum livro vai me fazer ficar pressa daquela maneira.
Este livro é bom, e eu fiquei chocada quando descobri que não é uma autobiografia de tão boa a escrita do autor.
Eu entendi o motivo dele ser cobrado na Uel, embora eu ache que junto com " Contos Novos " é um dos livros mais "fracos" para estudo e compreensão da nossa literatura.
Eu ia dar 3 estelas mas como cita o meu estado é cidade ganhou uma estrela a mais.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR