Chove sobre minha infância

Chove sobre minha infância Miguel Sanches Neto




Resenhas - Chove Sobre Minha Infância


28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


aaronwxrner 06/10/2022

mediano
o livro em geral é muito bom mas teve cenas de zoofilia e pedofilia, por isso dei menos estrelas. eu entendo que as vezes cenas assim são essenciais pra história mas honestamente nesse livro elas não foram, então nao gostei disso. também não recomendo pra quem é sensível porque eu quase não consegui ler certas cenas :(
comentários(0)comente



Daniel Andrade 16/12/2022

Surpreendentemente emocionante.
Nunca soube da existência desse livro ou do autor antes de ler o edital de um vestibular aqui de Curitiba, que me deixou curioso. Que grata surpresa. História linda, tocante, mas que desperta raiva, indignação, revolta. É cruelmente verdadeiro, simples, real. Será, no futuro, um clássico nacional.
comentários(0)comente



Tainá 26/01/2020

Chove luz
Miguel Sanches Neto teve a ousadia de jogar luz em pontos bem escuros do início de sua vida em Chove sobre minha infância. Li pensando: não é chuva, é luz (apesar de ter adorado a poesia do título original que é, obviamente, bem melhor). Uma luz crua, mas também particular e parcial. Ele nos conta segredos de família que normalmente são silenciados e morrem. São histórias tão comuns quanto definitivas. Cheguei ao fim emocionada por perceber que, mesmo lindamente escrito, li uma parte da história. E num final belíssimo, a parcialidade da narrativa é reconhecida. Na família dele, como na minha, como talvez na sua, as mulheres vivem há gerações sendo silenciadas e sofrendo com o peso de guardar segredos. Achei magistral esse reconhecimento final.

No mais, adorei ser enganada por 4 páginas inteiras no capítulo “A primeira vez de um menino”. E adorei ter errado quando julguei o livro pela capa. Rs.
comentários(0)comente



Yasmin827 15/03/2024

Li esse livro para fazer um trabalho da escola e confesso que fiquei com um pé pra trás quando comecei a ler. Achei bem chato e insuportável no começo, mas depois melhorou um pouco.
Não tenho muito que falar a não ser avisar que tem cenas meio pesadas ao longo da história.
comentários(0)comente



Vitu 13/11/2022

Vi muitas pessoas comentando sobre as cenas de zoofilia, pedofilia e assédio sexual. De fato, são muito incomodas, digo isso como um leitor assíduo das obras de Gabriel Garcia Marquez. Porém, qual seria o sentido da literatura se ela fosse unicamente bela?
Tanto a estrutura quanto o tema do romance me lembram "Misto Quente", do Bukowski, outro romance de cenas repulsivas que me marcou muito. A linguagem de Chove sobre minha infância é poderosa e fácil de ser digerida. A construção poética do autor nada deixa a desejar e a história começa e vai surgindo sem prometer muita coisa além de ser mais um livrinho. Mas no final, vem a frase arrebatadora: "Eu moro em uma cidade chamada memória".
comentários(0)comente



Madu Suewertd 14/03/2023

Quebrei a cara
Título: Chove Sobre a Minha Infância
autor: Miguel Sánchez Neto
Nota: ????

Acho que depois de " Torto Arado " nenhum livro vai me fazer ficar pressa daquela maneira.
Este livro é bom, e eu fiquei chocada quando descobri que não é uma autobiografia de tão boa a escrita do autor.
Eu entendi o motivo dele ser cobrado na Uel, embora eu ache que junto com " Contos Novos " é um dos livros mais "fracos" para estudo e compreensão da nossa literatura.
Eu ia dar 3 estelas mas como cita o meu estado é cidade ganhou uma estrela a mais.
comentários(0)comente



Clarissa 08/06/2018

Autobiografia da infância
Não conhecia o autor e adquiri o livro por ter estar em uma das "promoções do dia"
da Amazon. Que grata surpresa! O livro é sensível e envolvente, além de muitíssimo
bem escrito.
comentários(0)comente



ritita 27/03/2019

Que surpresa agradável
Trecho... "sempre dou um tempo para pensar no poema e na vida. Um poema que não leve o leitor a pensar na vida não tem a menor razão de ser."

O menino desde cedo amava ler, mas a família de agricultores achava que o trabalho físico é que dignificava o homem, daí tantos enfrentamentos com o padrasto.

*Um ode ao pai,um ódio ao padrasto.

*A dificuldade de executar serviços pesados e a facilidade de exercitar o cérebro com a leitura.

*O esforço bruto para conseguir viver das letras, a partir de uma sociedade essencialmente rural.

*um livro de "desomenagens" que homenageia.

* Que facilidade e belezura de escrita!

*Onde me vi no livro: além do imenso interesse pela leitura/literatura desde a infância, a péssima performance na sutil arte da diplomacia.

No final do livro, há uma carta elucidativa de uma de suas irmãs, que só faz o entendimento da leitura melhorar.

Desconhecia o autor e fiquei sabendo que já publicou muitos livros sobre vários assuntos. Vou procurar, espero não me decepcionar.

Gratíssima surpresa! Ameiiii tudin! Recomendo.
comentários(0)comente



Duda 21/09/2022

Li para vestibular e acabei gostando, conta a história do autor por toda sua infância até a publicação do livro. Apesar de não ser o meu tipo de leitura, recomendo.
comentários(0)comente



Lena156 06/10/2023

Não é entediante mas não é algo que te prende
Bem fácil de ler e situado, grande parte, no Paraná.

Durante a leitura, fiquei incomodada a quase todo momento com o jeito que ele fala sobre as mulheres que ele conhece mas o pior de tudo foi uma cena de zoofilia que realmente me deixou mal.

O que mais gostei foi acompanhar o amor dele pela literatura que foi crescendo aos poucos e me senti conectada por esse amor pelos livros. A melhor parte, pra mim, foi a carta da irmã (quase chorei), que mostra o outro lado da história, algo que ele não sabia pois estava muito ocupado se defendendo (com razão), mas foi muito importante ver o lado do "vilão".

No geral, um livro interessante mas simples, não chega a ser entediante mas também não tem algo que te faz querer continuar.
comentários(0)comente



giih 07/04/2024

Chove sobre minha vida
Apesar do começo ser bem lento, ao passar do livro Miguel conta sua história e seus conflitos, onde seu maior sonho era ser escritor, mas seu destino o levava a ser um trabalhador da lavoura e comerciante. Acho que é uma boa obra que mostra outra perspectiva sobre o acesso a leituras e estudo que muitas vezes são negligenciados e esquecidos.
comentários(0)comente



Luiz1240 19/05/2024

Uma cidade chamada memória
Confesso que li esse livro apenas por causa da UEL. Se não fosse o vestibular, nunca o pegaria para ler. A obra em si é muito cativante porém também muito triste e angustiante. A relação de Miguel com o padrasto é de uma complexidade antagônica que a cada passo dado os leva à ruína.

O texto é cru, o que dá um ar de desesperança e certo incômodo, já que há muitas partes do livro que são estranhas e no mínimo perturbadoras de se ler, porém fica óbvio que essa característica é proposital e que serve especificamente para alimentar a crueza da história.

Uma ficção autobiográfica muito boa e melancólica. Espero que a vida do autor esteja mais calma agora, depois de ter passado por tantas complicações na infância e adolescência, confesso que fiquei curioso para descobrir como estão as relações familiares hoje em dia, será que existe a possibilidade de uma continuação?
comentários(0)comente



Larissa 17/03/2024

"Os jovens não me conhecem e nos velhos não me reconheço"
Livro curtinho, mas bom de ler. Personagens muito bem construídos escrita muito boa e fluída. Satisfatório ver a escrita, narrativa e pensamentos condizendo com a fase da vida de Miguel.
comentários(0)comente



Yuririn 22/06/2022

adorei a história, a narrativa é muito boa e a carta no final foi bem legal. Gostaria que tivesse tido mais um pouquinho de continuação no final, mas foi tudo muito bem construído. Descobri que este livro não é uma biografia, pq não pretende ser fiel às memórias reais, mas sim à memória sentimental deixada no autor e achei isso bem interessante. Gostei do livro muito mais do que esperava, foi uma leitura muito boa, dá pra se conectar com as pessoas e emoções transmitidas por meio da escrita.
comentários(0)comente



portgasfav 16/08/2023

Gostei! a história é boa de ler, muito interessante ver toda a relação do miguel com o padrasto dele e a evolução do miguel. gostei bastante
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR