Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...




Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas


3655 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Gabriel1994 13/06/2024

O que me ajudou muito a entender o livro por inteiro foram as resenhas e os textos adicionais da Antofágica.

A estrutura, a escrita o fluxo... tudo fica mais facil de compreender quando a gente tem acesso a informações adicionais. A história em si achei bem interessante, mas a linguagem de tantos anos atrás dificulta.

É bom, muito bom!
comentários(0)comente



Jenner Azevedo 12/06/2024

Doeu menos do que eu imaginei
Com a eloquência das palavras entrelaçadas, manifesto uma ponderação desvelada acerca deste tomo literário, cuja responsabilidade assinalo inequivocamente como coadjuvante primordial na gestação de uma linhagem de adolescentes avessos às letras, abraçados por um manto de aversão ao ato sublime de absorver conhecimento por intermédio da leitura.

Conspicuamente, ergo o dedo acusador em direção às suas páginas, denunciando-as como arautos de uma era na qual o preclaro ato de ler é vilipendiado, onde as sinuosas veredas do saber são desdenhadas em favor de um desértico desinteresse.

És, portanto, sentenciado por esta instância de reflexão a arcar com a culpa de instigar um nefasto desdém pela sapiência, que ecoa na alma juvenil e reverbera pelas sendas do porvir, corroendo os fundamentos do intelecto e erigindo muralhas de ignorância no horizonte das futuras gerações. Por esse atentado contra a luminosa faculdade do discernimento, julgo-te, inequivocamente, como réu inapelável neste tribunal da razão.

Brincadeiras à parte, esse livro, apesar de ser um dos grandes culpados de ensinar adolescentes obrigados a lê-lo na escola, é um clássico que todo mundo deve ler (reler) após a vida adulta, já com um pouco mais de bagagem cultural.

É impressionante a cultura do Machado de Assis, numa época onde não havia internet, televisão, até mesmo rádio era difícil, e mesmo assim o cara é um monstro do saber.

Se eu tivesse tempo e disposição, faria uma ?tradução? pro português moderno, apesar de saber que isso faz vários pseudo-intelectuais revirar os olhos. Acho que faria o livro mais atrativo

Pode ser lido em 3h40min
xzsatur.no 12/06/2024minha estante
Não entendo essa capa nada a ver. Sempre acho que é outro livro.


A.Paula.Sz 12/06/2024minha estante
Amei a resenha ???




Juliana2931 12/06/2024

Como está explícito no título e explicado no texto, este livro foi escrito por um defunto autor, Brás Cubas. De família abastada ele foi uma criança mimada, um jovem egoísta e um adulto medíocre.
A leitura é muito rica e sinto que não tenho preparo para aproveitar do texto toda a genialidade de Machado de Assis. Mas ainda assim, mesmo eu estando à margem da grandiosidade é um livro incrível.
Foi ótimo ler no kindle porque a consulta das referências( que são muitas e muitos boas)e do dicionário é mais fácil.
Que gostoso ler palavras como acepipes, aleivosia ou malogrado.
É uma leitura consistente, pode ser demorada, mas vale a pena!
Rivaldo.Asta 13/06/2024minha estante
Machado é Machado!




h4gatha 12/06/2024

Fleabag do brasil imperial
Como pode um livro zombar de tudo, até de si mesmo? É simplesmente incrível como o Machado consegue mostrar esse homem egocêntrico que é Brás Cubas de maneira a denunciar tão sutilmente sua insignificância, hipocrisia e memórias sem valor nenhum, ao mesmo tempo que crítica todo o sistema que o faz acreditar em sua grandeza mesmo sem prova alguma de que ela exista
comentários(0)comente



Mari 12/06/2024

A segunda lendo vez é muito melhor!
Ler Memórias póstumas com mais maturidade e repertório definitivamente faz toda diferença. Não tinha apreciado tanto essa leitura na primeira vez, na longínqua época escolar.
comentários(0)comente



Madson 12/06/2024

Obra atemporal e essa edição da penguin abrilhanta ainda mais a grandiosidade da livro. Recomendo mas não pra todos. ?
comentários(0)comente



Ana 12/06/2024

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do cadáver?
Dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas.

Primeiro clássico brasileiro lido não podia ter sido uma escolha melhor, livro cativante!
comentários(0)comente



Nathally_ataide 12/06/2024

??
Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas
comentários(0)comente



Sirgubler 11/06/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Simplesmente um dos maiores clássicos da literatura nacional e sinceramente um dos meus top 10. Me diverti e dei boas risadas com esse livro.
comentários(0)comente



Thais.Carvalho 11/06/2024

Uma autobiografia escrita após a morte. Um clássico.
A história tem bom humor e acidez, é criativa e dinâmica.
comentários(0)comente



Priscila700 11/06/2024

Obra prima
Li este livro na adolescência, por solicitação de uma professora de literatura. A época, não entendi nada, a leitura me parecia um bicho de sete cabeças. Voltei a buscá-lo e que surpresa, constatar que realmente se trata de uma obra prima. A escrita é complexa, mas primorosa. E as confissões de Brás Cubas são divertidas e sarcásticas.
comentários(0)comente



leiladavitoria 11/06/2024

Genial
Forma de escrita genial. Tudo é muito bem encaixado e nos faz refletir sobre a sociedade da época e sobre tudo que até hoje perpetua. Narrativa hilária, humor ácido, delirante.
comentários(0)comente



lu_nasc05 10/06/2024

Um clássico com razão!
Bem, ler esse livro ser todo o peso dos vestibulares, provas e tudo que envolve o fim do ensino médio melhorou a experiência em 1000%. Ter essa nova perspectiva sobre o Machado me incentiva muito a ler novos clássicos nacionais.

A leitura é muito fluída, com capítulos curtos, mas muito bem estruturados, com um senso de humor crítico e hilário. Por sinal, essa edição nova facilitou muito a releitura, porque apesar de tudo ainda é uma linguagem mais antiga.

O livro conta a história do Defunto Autor, Brás Cubas que resolve reavaliar a própria vida após a própria morte, ou seja, sem a parcialidade ou a hipocrisia dos vivos. Assim, trazendo reflexões e críticas muito interessantes à sociedade da época e que podem se aplicar até na atualidade.
comentários(0)comente



slago_ 10/06/2024

Memórias
Descobri o motivo do pq esse livro é tão conhecido e homenageado nacional e internacionalmente. Para alguém que nunca teve o costume de ler clássicos com frequência, mas sempre gostou das poucas experiências que teve, ler um clássico nacional ? minto, ler O Clássico Nacional, ? não foi nada menos que fantástico.

Ler um livro de quase dois séculos atrás é uma viagem na história quase que literalmente. Ele testa seus conhecimentos em sobrepor acontecimentos históricos, regimes políticos, ideologias, tudo isso enquanto narra uma história realista (afinal, Realismo né?) e cativante. Isso pra começo de conversa.

Através da escrita fica óbvia a genialidade de Machado de Assis, seja através das inúmeras analogias filosóficas, greco-romanas, literárias e teatrais (uma das minhas partes favoritas do livro), seja pela própria escrita em si: detalhada e complexa, mas ao mesmo tempo muito objetiva e crua. As conversas que Brás Cubas tem com o leitor fazem a experiência de leitura um tanto mais acolhedora e cômica.

Só lendo pra entender.
comentários(0)comente



Thiaguinho 10/06/2024

Absolute Literatura
Que livro maravilhoso, engraçado e cativante. O Brás Cubas te manipula ao ponto de vicê concordar com ele
comentários(0)comente



3655 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR