10 Lições sobre Kant

10 Lições sobre Kant Flamarion Tavares Leite


Compartilhe


10 Lições sobre Kant





Este livro pretende introduzir o leitor na epistemologia, na ética e na doutrina jurídica de Kant, levando-o ao conhecimento das temáticas e problemáticas abordadas por esse importante pensador. Isso minimiza o choque de um primeiro contato direto com uma obra filosófica dessa envergadura, que poderia se tornar uma barreira quase intransponível.

Nestas Lições, visa o autor apreender, no sistema kantiano, as etapas e passagens necessárias de um pensamento que se inicia com a crítica da razão pura, adentra os ditames da razão prática para, no fim, ter seu desenlace na “razão jurídica” que – diz o autor – parece subjacente a toda preocupação especulativa do “Filósofo das três críticas”.

Além disso, explicita a idéia de liberdade em sua relação com a vontade, a distinção entre moral e direito e a coercibilidade como nota característica deste último. Aborda temas referentes à divisão dos deveres e direitos, à autonomia da vontade e sua conexão com o direito natural e direito positivo, isto tudo considerando que a teoria do direito de Kant foi uma base essencial do renascimento da filosofia jurídica.

O autor mostra a relevância da doutrina jurídica dentro da ética kantiana, valorizando o direito como conceito básico e oferecendo uma importante chave para aqueles que desejam iniciar-se nos temas da jusfilosofia moderna.

Edições (1)

ver mais
10 Lições sobre Kant

Similares

(17) ver mais
10 Lições sobre Maquiavel
10 Lições sobre Rousseau
10 Lições sobre Marx
ideologia e ciencias sociais

Resenhas para 10 Lições sobre Kant (5)

ver mais
Anotações
on 15/3/16


Ouse saber, "Sapere aude" - Kant, abrange a liberdade individual; ou seja, seu livre arbítrio. Autonomia da vontade (Fundamento do Direito) -Teoria do Conhecimento. Razão + Sensibilidade > Cristicismo / RACIONALISMO, EMPIRISMO - Metafisica dos Costumes, ou seja; Virtude vs DEVER E DIREITO. Legalidade de uma ação de sua moralidade. "CONFORMIDADE AO DEVER, NÃO É DEVER." ou seja; sua legalidade é diferente da moralidade. AGIR NO DEVER LEGAL, DIFERENTE DO AGIR POR MORALIDADE EM RAZÃO... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 3.7 / 96
5
ranking 26
26%
4
ranking 41
41%
3
ranking 22
22%
2
ranking 10
10%
1
ranking 1
1%

54%

46%

Diogo
cadastrou em:
06/01/2010 18:45:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR