50 Ideias Genética que precisa mesmo de saber

50 Ideias Genética que precisa mesmo de saber Mark Henderson


Compartilhe


50 Ideias Genética que precisa mesmo de saber (50 Ideias)





Atravessa-se atualmente uma era revolucionária na área do conhecimento sobre os seres humanos. A partir do momento em que o raciocínio humano se tornou mais complexo, o Homem quis saber mais sobre a sua origem, comportamento e saúde, interrogando-se até sobre o que levaria os seres humanos, tão semelhantes entre si, a ter personalidades diversas e únicas. Ramos variados do saber como a Filosofia, a Psicologia, a Biologia, a Medicina, a Antropologia e, até mesmo, a Religião procuraram respostas para estas questões, tendo, em certa medida, sido bem sucedidos. No entanto, até há bem pouco tempo, faltava uma peça fundamental no puzzle indispensável ao conhecimento de todos os aspectos da existência humana, ou seja, faltava desvendar o código genético do Homem.

A genética é uma ciência jovem. Foi há pouco mais de 50 anos que Francis Crick e James Watson descobriram o «segredo da vida» – a estrutura da molécula de ADN na qual se encontram as instruções celulares dos organismos. A primeira versão, incompleta, do genoma humano só foi tornada pública em 2001. Contudo, este ramo do conhecimento, ainda a dar os primeiros passos, já começou a mudar a maneira como entendemos a vida na Terra e simultaneamente a tecnologia genética está também a transformar o nosso modo de vida.

A genética veio trazer um novo entendimento à história do ser humano, provando a teoria do evolucionismo e permitindo descobrir como é que os primeiros homens vieram de África. Trouxe igualmente novas ferramentas que permitem à ciência forense ilibar inocentes e provar a culpa de criminosos. A genética explica como a individualidade é forjada pela natureza e pelo nosso modo de vida. Estamos perante uma nova era da genética medicinal, com promessas de tratamento adequado ao perfil genético de cada doente, o recurso a tecidos criados a partir de células estaminais, à terapia gênica para corrigir mutações perigosas e testes que identificam riscos de saúde hereditários, oferecendo a possibilidade de os reduzir.

Por outro lado, estas oportunidades fantásticas levantam preocupações de ordem ética. Questões como engenharia genética, clonagem, discriminação genética e bebés feitos à medida parecem sugerir que a sigla ADN não significa apenas ácido desoxirribonucleico, mas antes abre a porta à controvérsia.

Todo o ser humano é, obviamente, bem mais do que a soma dos seus genes. Sabe-se agora que outras partes do genoma, como os segmentos a que outrora se chamava pejorativamente ADN lixo, revestem de enorme importância. E, à medida que se aprofundam os conhecimentos sobre genética, aumenta a compreensão sobre outros factores igualmente importantes – o estilo de vida, o meio ambiente e as interações com os outros seres humanos.

Sem a genética a visão da vida seria incompleta. Felizmente, vive-se agora uma época em que a Humanidade pode passar a olhar para a vida com os olhos bem abertos.

Biologia / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
50 Ideias Genética que precisa mesmo de saber

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 100
100%
1
ranking 0
0%

36%

64%

João gregorio
cadastrou em:
02/12/2016 10:17:06
Tiago Bessa
editou em:
01/10/2020 23:00:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR