A AMIZADE E A MORTE

A AMIZADE E A MORTE Denilson Alexandre Coêlho


Compartilhe


A AMIZADE E A MORTE


De Gilgamesh até você




A morte e a amizade são temas universais e atemporais. Quem nunca pensou na morte? Quem nunca pensou no valor de uma verdadeira amizade?
Gilgamesh pensou e viveu intensamente essa amizade, de acordo com seus grandes feitos eternizados na Epopeia que leva seu nome, a "Epopeia de Gilgamesh", grande rei de Uruk, cidade-estado da Suméria, localizada entre os rios Tigre e Eufi-ates, no Oriente Próximo, onde atualmente encontra-se o Iraque. A Suméria foi a primeira civilização da humanidade e surgiu por volta do 4° milênio antes de Cristo. O mito da epopeia remete a temas como "Amizade", "Morte", "Imortalidade", "Herói" e
"Vida", com um enfoque universalizante, confirmando que todo ser humano irá, um dia, sonhar, refletir ou passar por algumas dessas fases.
A mitologia possibilita interpretar a vida de um modo diferente dos saberes científicos, apelando diretamente aos sentimentos. E observando a amizade entre Gilgamesh e Enkidu, pode-se atestar que ninguém está livre de sentir aquilo que o Grande rei de Uruk, da Suméria, sentiu ao perder seu maior e verdadeiro amigo.
Explicar a morte, de acordo com a mitologia e com o auxílio da filosofia e da História, atesta a importância de se compreender o verdadeiro sentido do mito e a sua relevância, tanto para o homem da antiguidade quanto para o homem atual, mas deve-se contextualizar e reinterpretar cada mito de acordo com o local de criação e a época em que foi escrito.
A amizade, outro tema que impulsiona homens de todas as épocas a se aventurarem em busca do fortalecimento e da consolidação desta afeição, também deve ser analisado com um foco mitológico e apoiado na filosofia, pois, só assim pode-se ter uma visão mais apropriada do sentido e do valor de uma amizade verdadeira.
A simbologia da amizade e da morte na epopeia de Gilgamesh é um aprendizado para a interpretação destes ternas para o homem da atualidade.
Para que a leitura seja mais interessante e esclarecedora, a tradução de toda a epopeia de Gilgamesh está disponível como um apêndice ao livro.
É uma grande oportunidade de se conhecer urna obra de arte escrita a milênios e que já influenciou milhões de seres humanos. É a chance de conhecer a imortalidade de um homem em sua plenitude. Os escritos estão dispostos do mesmo modo como foi encontrado por arqueólogos no século XIX, ou seja, estão divididos em partes como se estivéssemos lendo
nas tábuas de argila escritas por nossos ancestrais.
Aproveite todo o conhecimento acumulado e armazenado a milhares de anos e conheça a realidade imutável do ser humano de ontem e de hoje. A morte e a amizade foram, são, e sempre serão temas obrigatórios para a construção e manutenção da
humanidade.
Boa leitura!!!

História

Edições (1)

ver mais
A AMIZADE E A MORTE

Similares

(1) ver mais
Gilgamesh the King

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Erudito Principiante
cadastrou em:
23/02/2021 10:04:37
Erudito Principiante
editou em:
23/02/2021 10:07:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR