A arte da divagação

A arte da divagação Moshe Bar


Compartilhe


A arte da divagação


Como uma mente livre pode melhorar o humor e turbinar a criatividade




Com base na psicologia, neurociência, psiquiatria e filosofia, o renomado neurocientista cognitivo Moshe Bar explora os benefícios comprovados da divagação da mente e seu impacto positivo no humor e na criatividade.

Diversas regiões do cérebro realizam atividades involuntárias, que os neurocientistas chamam de "divagação da mente". Do sonho acordado ao monólogo interior constante, passando pela ruminação do passado e pelas preocupações com o futuro, toda essa comoção interna não apenas afasta nossa atenção do presente como diminui a qualidade de nossa experiência, piorando nosso humor e contribuindo para potencializar a ansiedade e a depressão. No entanto, nada disso é por acaso.

O ato de divagar desenvolve nosso senso de identidade, porque é nesse momento que tentamos entender o que os outros estão pensando e buscamos associações que nos ajudem a interpretar o que está acontecendo em nossas vidas. Esse passeio da mente pode ser positivo ou negativo: por um lado, ficamos tão imersos em considerações sobre o passado e previsões sobre o futuro que nos desconectamos do presente. Por outro, quando nos tornamos mais conscientes do que acontece em nossa mente, podemos aprender a direcioná-la para estimular a criatividade, aumentar nossa capacidade de foco e melhorar nosso humor. A arte da divagação apresenta a nova e fascinante pesquisa do cérebro e mostra como esse tipo de pensamento é, na verdade, fundamental para o nosso bem-estar.

"Nosso cérebro está sempre tentando equilibrar dois estados: traçar caminhos conhecidos e partir para novas aventuras. Os estudos pioneiros e reveladores de Moshe Bar nessa área estão finalmente disponíveis para todos. É uma leitura fascinante."
David Eagleman, autor do best-seller Como o cérebro cria.

"Uma teoria original e fascinante de um dos mais renomados neurocientistas do mundo."
Daniel Gilbert

Filosofia / Psicologia

Edições (1)

ver mais
A arte da divagação

Similares


Resenhas para A arte da divagação (0)

ver mais
Tente sair do modo automático.
on 4/4/23


É uma leitura complexa, vai desde entender as experiências vividas pelo autor até saber as formas que é possível ajudar a mente a ser mais criativa. Confesso que tem muita coisa que você vai acabar tendo que procurar saber mais depois de ler o livro.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 5
5
ranking 80
80%
4
ranking 20
20%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Anderson
cadastrou em:
27/10/2022 07:51:17
Jenifer
editou em:
27/10/2022 10:41:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR