A Casa Amarela

A Casa Amarela Gero Camilo


Compartilhe


A Casa Amarela





O texto é uma reflexão sobre o sonho de Vincent van Gogh de fundar uma comunidade de artistas onde todos pudessem pintar, trocar ideias e informações, compartilhar técnicas e desejos, e também dividir despesas. Um lugar onde diferentes artistas vivessem. Um lugar para muitos pincéis trabalharem incessantemente como armas claras de traços originais e testemunho vivo da necessária mudança dos tempos. Criadores que, juntos, seriam capazes de inaugurar um momento de renovação do olhar do homem. Um sonho revolucionário.
Em Arles, no sul da França, essa casa foi inaugurada por Vincent van Gogh e recebeu apenas um companheiro de trabalho: Paul Gauguin. Naquela época (1888) dois artistas ainda desconhecidos, dois criadores de temperamento igualmente fortes e que viveram uma das mais polemicas e tumultuadas relações da história da pintura moderna. Emile Bernard também participou desse projeto, embora à distancia, e outros ainda fizeram parte desse pensamento colaborativo, embora nem soubessem (dos mais jovens, Seurat, Signac, Henri de Toulouse-Lautrec, Charles Laval, aos mais velhos, Monet, Renoir, Pissarro) pois discutiam constantemente e trocavam olhares como fortes pedreiros da arte que punham tijolos amarelos na construção de um castelo ou de uma fortaleza.

Edições (1)

ver mais
A Casa Amarela

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 50
50%
1
ranking 0
0%

35%

65%

emptinesS
cadastrou em:
16/04/2013 13:46:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR