A casa das sete mulheres

A casa das sete mulheres Letícia Wierzchowski


Compartilhe


A casa das sete mulheres (Colecção Cantico Final #16)





Letícia é uma das maiores revelações da literatura nacional dos últimos anos. Uma das raras escritoras brasileiras a perceber e a traduzir, em palavras, a personalidade, o sentido e o poder de ação de personagens e cenários brasileiros. A CASA DAS SETE MULHERES, mescla realidade e ficção num romance que usa magistralmente a Revolução Farroupilha e o Rio Grande do Sul dos meados do século XIX como pano de fundo. O livro descreve as aventuras de sete gaúchas da família do general Bento Gonçalves, chefe da revolução que pretendia separar o Sul do resto do país. Após o início do conflito, Bento Gonçalves manda a esposa, filhas e tias para uma propriedade à beira do Rio Camaquã, no interior da província. Na Estância do Brejo, local de difícil acesso aos inimigos da revolução, elas deveriam esperar o desfecho do conflito. "Essas mulheres ficaram, entre idas e vindas, nascimentos, mortes e casamentos, cerca de dez anos esperando," diz a autora. Letícia Wierzchowski mapeou os acontecimentos reais que marcaram a vida dessas mulheres e mesclou-os a passagens ficcionais perfeitamente inseridas no universo da história gaúcha. "Criei também personagens que orbitavam em torno da casa, parentes, amigos etc", confessa. Mas a revolução foi respeitada em toda a sua grandeza. As sete mulheres viveram todos os percalços e alegrias que os simpatizantes dos revolucionários vivenciaram naquela época. Apesar de uma certa essência feminina, A CASA DAS SETE MULHERES, é um livro repleto, também, de cenas de batalha, passagens notadamente guerreiras, masculinas, frias, de pampa, de sangue e de morte. A estrutura do livro segue os passos da revolução: dez anos de confrontos, dez capítulos. Um pouco da trama é conduzida pelo diário mantido por Manuela de Paula Ferreira, sobrinha de Bento Gonçalves. "Para mim, o livro é como uma daquelas bonecas russas, que estão dentro uma da outra, e a gente vai abrindo e abrindo e sempre encontra mais uma bonequinha," explica a autora, Letícia Wierzchowski.
====
'(...) Romance que ganhou as telas de televisão em uma superprodução da TV Globo do Brasil, adaptada por Walther Negrão e Maria Adelaide Amaral, com direção de Jayme Monjardim. Este livro da gaúcha Leticia Wierzchowski mostra a Guerra Civil dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha (1835-1845) – a mais longa guerra civil do continente –, e suas conseqüências sobre o destino de homens e mulheres. O líder do movimento, General Bento Gonçalves da Silva, isolou as mulheres de sua família em uma estância afastada das áreas em conflito com o propósito de protegê-las. A guerra começou a se prolongar, a vida daquelas mulheres transformou-se para sempre.
====
[Resenhas]: "As complexas razões da luta dos latifundiários rio-grandenses contra o Império brasileiro estão nos livros de História, o que não está nos livros de História sobre a Guerra dos Farrapos está neste bem construído romance de Leticia Wierzchowski".

“Leticia concretizou uma idéia fabulosa.” —Zero Hora de Porto Alegre.
“O romance trata de todas as guerras e de suas consequências, pessoais e coletivas. O que nos toca, enfim, é a proximidade humana dos fatos narrados.” —O Globo.
“Leticia escreve muito bem e é difícil não torcer por suas heroínas – reais e impressionantes. —”Revista Claudia".

Aventura / Comunicação / Drama / Entretenimento / Ficção / História / História do Brasil / Literatura Brasileira / Política / Romance / Suspense e Mistério

Edições (1)

ver mais
A casa das sete mulheres

Similares

(25) ver mais
A Guerrilheira: O Romance de Anita Garibaldi
Sal
Estrelas Fritas Com Açúcar
A Guerrilheira

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

João gregorio
cadastrou em:
16/03/2021 04:10:20
orffeus
editou em:
21/06/2022 17:16:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR