A cultura do narcisismo

A cultura do narcisismo Christopher Lasch


Compartilhe


A cultura do narcisismo


A vida americana em uma era de expectativas descrescentes




Nesta análise clássica e visionária publicada originalmente em 1979, o historiador Christopher Lasch parte do conceito psicanalítico de narcisismo para destrinchar a relação entre indivíduo e sociedade, sintetizando o que rege os tempos contemporâneos. Segundo o diagnóstico de Lasch, os indivíduos perderam o vínculo entre si, fosse ele o pertencimento à família tradicional ou a grupos políticos e movimentos sociais, para dedicar-se cada vez mais ao próprio bem-estar.

A cultura do narcisismo parte da origem do movimento de autoconsciência e autocuidado nos anos 1970, passa pela ética protestante, que persegue o sucesso profissional e celebra a figura do self-made man, até chegar em discussões que só se intensificaram nas últimas décadas, como a da responsabilidade pela educação dos cidadãos; a degradação do espírito esportivo, que deu lugar ao culto a atletas celebridades; a fuga de sentimentos e vínculos afetivos e a teatralização da política. Ao circundar essas esferas sociais, Lasch mostra que a personalidade narcísica corrói a possibilidade de um presente satisfatório e gera uma visão desesperançosa do futuro.

O autor propõe ainda uma reflexão surpreendentemente atual sobre o consumo desenfreado de imagens; o culto à personalidade; a preocupação exacerbada com o autocuidado e a saúde mental; e sobre o modo como tais características ― próprias de um individualismo competitivo e angustiante ― não têm colaborado para a construção de uma sociedade mais saudável. Pelo contrário, Lasch mostra como a ideia de que o mundo deve espelhar as ânsias do sujeito para que este esteja satisfeito é vacilante e deságua na “era de expectativas decrescentes”.

Além disso, o historiador critica a incapacidade do liberalismo de ocupar o lugar deixado pelo Estado de bem-estar social, e ainda que situe sua análise nos Estados Unidos dos anos 1970, diz muito sobre a contemporaneidade nos mais diversos países em de mundo globalizado. Embora muitas vezes polêmico em suas colocações, Lasch tornou-se referência no debate acadêmico ao contribuir com um pensamento fervilhante, preciso nos diagnósticos e provocativo nas propostas.

Filosofia / Não-ficção / Psicologia / Sociologia

Edições (1)

ver mais
A cultura do narcisismo

Similares

(4) ver mais
O Mínimo Eu
Realismo Capitalista
A Sociedade do Espetáculo
Psicopolítica

Resenhas para A cultura do narcisismo (0)

ver mais
Análise profunda do comportamento social
on 30/4/23


Lasch fez um trabalho fenomenal nessa obra, destrinchando todo um perfil comportamental da sociedade, indo tópico à tópico nos comportamentos narcísicos e suas consequências. Com argumentos claros e detalhados, às vezes esquecemos que o livro foi escrito quase 45 anos atrás. Vale a leitura e será relido mais pra frente, com certeza. ?As melhores defesas contra os terrores da existência são os modestos confortos do amor, do trabalho e da vida em família.? Em relação ao prefácio es... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 80
80%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Michelly
cadastrou em:
01/03/2023 16:21:46
Fernando
editou em:
27/03/2023 16:06:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR